O relatório de manutenção externo é um item essencial para quem faz assistência técnica em equipamentos e máquinas. Através dele, é possível descrever todos os processos realizados detalhadamente, assim, os gestores conseguem ter acesso aos dados e os custos extras para reparos emergenciais e até mesmo evitar acidentes de trabalho.
Inclusive, segundo o Ministério Público do Trabalho, nos anos de 2012 a 2019, 15% dos acidentes de trabalho foram em decorrência da operação de máquinas e equipamentos, em 2021 este número subiu para 18%. Por isso, o relatório de manutenção para o devido acompanhamento é tão importante.
Existem três tipos de relatório, sendo cada um deles para uma finalidade diferente:
É responsável por carregar todos os dados das manutenções que servem como prevenção para possíveis danos nos equipamentos, evitando quebras, problemas ou mau funcionamento. No reparo preventivo, é feita a troca de peças somente após uma análise, em que é constatado o seu desgaste e tempo de uso. Através do relatório, é possível que o gestor saiba como está a produtividade dos equipamentos.
Este documento precisa contar com todos os passos realizados durante o conserto do equipamento que está em ambiente industrial e também todas as peças substituídas. Para este tipo de relatório, é importante que haja um mapeamento e uma programação de manutenção das máquinas para que a produção dos colaboradores não seja afetada.
Responsável por conter os dados dos reparos efetuados em máquinas industriais, condominiais, hospitalares e até mesmo residenciais, envolvendo dispositivos como de internet, água ou energia. Desde elevadores até equipamentos mantenedores de vida em hospitais, este relatório faz a captação de dados de toda a manutenção feita nos dispositivos.
Todos os relatórios precisam ter fácil leitura, durabilidade e impressão em field service, o serviço de campo, por isso, uma impressora portátil é essencial para a função.
A importância do relatório bem preenchido é a garantia de uma manutenção bem feita, pois é o documento que irá conduzir os próximos passos. Por isso, é essencial que haja um histórico de cada equipamento, só assim é possível analisar desgastes prematuros e problemas recorrentes.
Também é essencial fazer o mapeamento correto de peças usadas, para não haver erros nas aplicações. Outro item essencial é que o relatório seja feito no momento da visita, para que informações não se percam. Pensando nisso, o investimento em dispositivos móveis e impressoras térmicas portáteis para cada prestador de serviço é essencial.
O field service é a forma de manter em dia a manutenção de máquinas. É por meio da visita externa do técnico que os riscos são evitados, a longevidade do equipamento é aumentada e os custos diminuídos.
Garantir que tudo isso seja feito de forma fácil e rápida é importante para um field service mais afinado. Por isso, saiba como uma impressora portátil pode te ajudar a ter mais facilidade e agilidade no trabalho.