Para quem está iniciando no ramo da costura de forma profissional, é preciso ter em mente que é muito importante definir o melhor preço para o produto. Mas é normal que muitas costureiras possam ter dúvidas neste momento e até mesmo não saibam fazer isso.
Independente se sua costura é para gerar uma renda extra ou sua atividade principal, é fundamental que ela seja valorizada de acordo com sua complexidade e investimento. Caso contrário, você não terá lucro. Mas como fazer isso? Vamos te mostrar nesse conteúdo!
Precificar um produto nada mais é do que determinar um preço para ele. Fazer isso é muito importante para o seu negócio, principalmente se tratando de trabalhos artesanais, pois, é um dos principais meios de valorizar sua confecção, além de garantir a lucratividade e estar alinhado ao mercado.
Colocar preço no produto pode ser desafiador, principalmente para quem está começando um negócio. O valor deve ser satisfatório para você e para o cliente, sem deixar de lado os custos de produção (desde o material até sua mão de obra). Além disso, a concorrência pode cobrar menos que você, dificultando esse processo e gerando uma desvalorização da mercadoria. Mas não se preocupe, vamos te dar dicas valiosas a seguir para te ajudar nessa missão.
Agora chegou a hora de saber como precificar a sua costura. Vamos te ensinar abaixo um passo a passo para fazer isso:
Como todo empreendimento, é preciso investir para começar a produzir. Tenha em mente que você terá gastos com a compra de materiais e ferramentas, como máquina de costura, linhas, agulhas, entre outros necessários para que seu produto tome vida.
Tratando-se dos impostos, é importante manter seu negócio regularizado. Isso não é difícil e a conta ajudará a conquistar a confiança dos consumidores, Se possível, consulte um contador para que ele avalie as opções e veja qual o que se adequa melhor para seu empreendimento. Além disso, verifique seu método de entrega, principalmente se for vender online.
Mão de obra também é um custo, não se esqueça disso! Para calcular, defina o preço de cada hora de trabalho e quantas serão dedicadas à produção em uma determinada peça. Por exemplo: se seu valor é R$3,50 por hora, a cada encomenda, avalie o tempo necessário para produção. Ou seja, se uma costura levou 5 horas, seu custo será de R$17,50.
Agora é hora de chegar ao cálculo final. Para isso, some o investimento inicial com o custo de embalagem, frete, taxas e impostos, e com o valor da mão de obra. Depois, acrescente o lucro que pretende ter, e pronto!
O valor ideal para sua costura é aquele que vai conseguir cobrir os custos de produção, dar lucro para seu empreendimento e também ser acessível e justo para o cliente.
Por mais que você estipule o preço, sempre haverá pedidos de desconto. No entanto, adotar essa prática não é interessante para o empreendimento, pois pode trazer prejuízos e desvalorização do trabalho, independente se o produtor já é experiente ou está nos primeiros passos de sua costura criativa para iniciantes.
A prática de diminuir o preço real do seu produto, a longo prazo, pode fazer com que você perca o controle sobre suas finanças - e ninguém quer ficar sem saber quando o dinheiro vai entrar, não é mesmo? E muito menos tirar de outros lugares para repor o que está faltando no negócio!
Para evitar esse tipo de situação, existem algumas estratégias para tornar o preço do seu produto um bom negócio para você e, também, para seus clientes, mantendo seu trabalho valorizado. Algumas delas são:
Oferecer mais formas de pagamento: além do clássico dinheiro em espécie, amplie o leque para pagamento no cartão de débito e crédito, pix ou vales. Lembre-se de ter maquininhas que aceitem várias bandeiras. Os aplicativos de pagamento também são uma ótima opção.
Manter a objetividade na mensagem: é importante que seu cliente entenda os motivos pelos quais seu produto custa aquele preço. Passe a mensagem de forma clara e objetiva, focando a valorização do seu trabalho de forma empática!
Fidelizar clientes: faça com que eles fiquem satisfeitos com seus produtos e gostem de comprar com você. Além disso, existem inúmeras estratégias para surpreender o consumidor, como a inserção de etiquetas personalizadas, atendimento humanizado e promoções para encomendas recorrentes.
Criar combos: você pode montar pacotes e promoções de produtos, relacionadas a compras à vista ou em grandes volumes. É possível, também, pensar em campanhas para datas sazonais, como dia das mães e Natal, que costumam concentrar grande procura por serviços de personalização.
Lucrar com a costura pode ser desafiador, mas não é impossível. É preciso contar com estratégia e planejamento para ter sucesso com o negócio e ganhar espaço no mercado. Agora que você já sabe precificar seus trabalhos, vamos conhecer mais etapas para abrir seu atelier?