A longevidade de um negócio pode ser determinada por características como planejamento estratégico, organização e boa gestão financeira. Mas quando falamos em lojas, das mais variadas naturezas, é possível afirmar que a organização, principalmente no que diz respeito à gestão de mercadorias e organização das prateleiras, é um fator determinante para o sucesso.
Por isso, é importante focar em estratégias de vazão dos produtos para que haja equilíbrio nas finanças e no estoque. Além disso, ao dispor produtos de forma mais clara e informativa, a chance de captar a atenção de clientes é muito maior. Vamos aprender as melhores práticas para isso?
Já ouviu falar em imagem pessoal? É a forma como nos comunicamos através da nossa maneira de ser, de vestir e de falar com os outros. Tudo passa uma mensagem. Rompendo a barreira pessoal, o ambiente de trabalho também tem a capacidade de comunicar algo de acordo com a aparência, a limpeza e a organização.
Imagine-se como um cliente que entra em uma loja e a encontra escura, com prateleiras desorganizadas e dificuldade de achar o que procura. Péssima experiência, certo? Agora pense o oposto: uma loja organizada, limpa e arejada. Só de imaginar já dá para sentir o bem estar e o conforto, não é?
Por isso, separamos abaixo os principais benefícios de dar atenção à organização da sua loja.
Controle de estoque: fica muito mais difícil saber quando comprar novas mercadorias ou repor as prateleiras se não há setorização e organização dos produtos. Além disso, um atendente pode perder uma venda caso precise encontrar algo de maneira rápida para um cliente e não encontrar no estoque;
Transmissão de profissionalismo: ambientes mal organizados passam a impressão de desleixo, falta de cuidado e até pouco caso com os clientes. Demonstre, através da organização, a sua felicidade em abrir as portas da loja para o público;
Acolhimento de clientes: a experiência do cliente é crucial para o negócio e isso é conquistado através da percepção de cuidado e carinho. Além da organização, valorize outros aspectos que fazem diferença, como a simpatia dos atendentes, o ambiente limpo e a música agradável;
Segurança quanto aos produtos: uma prateleira abarrotada de objetos pode danificar os produtos e ainda causar acidentes. Por exemplo, objetos de vidro ou outros materiais perigosos podem acabar caindo da prateleira. Além disso, ao melhorar a visibilidade, fica mais fácil acompanhar a data de validade de alimentos, evitando que fiquem vencidos;
Melhor visibilidade: com as prateleiras organizadas, não só os clientes, mas também os funcionários, conseguirão ver de maneira mais clara os produtos, o que torna mais fácil tanto para os clientes encontrarem o que precisam quanto para os funcionários gerenciarem o estoque.
Quando falamos em negócios, tudo é questão de estratégia. Por isso, mostraremos a seguir algumas metodologias de organização que podem ajudar na rotina e garantir um funcionamento saudável e duradouro da sua loja.
A melhor forma de se organizar é etiquetar os produtos assim que eles chegam. Para isso, você deve usar um rotulador eletrônico para imprimir etiquetas. Os equipamentos, além de velozes, possuem conexão via Wi-Fi para editar o conteúdo no PC ou celular (dependendo do modelo), além de permitir o armazenamento de layouts em sua memória. Isso economiza tempo e permite a criação de etiquetas dentro da sua identidade visual.
Além disso, é possível personalizar as etiquetas de identificação com fitas decorativas e cores diferentes. Ou seja, você pode criar categorias para cada tipo de produto e usar as etiquetas como mais um modo de organizar e diferenciar cada setor tanto no estoque quanto nas prateleiras.
Ainda tem o “quê” especial, que é a beleza da loja: você pode usar as fitas decorativas caso tenha uma loja de cosméticos, artigos para bebês, itens de luxo etc. Em caso de comércios mais básicos, também é possível selecionar etiquetas simples, com cores lisas e fontes de letras simples. De uma forma ou de outra, a garantia é que as fitas impressas pelos rotuladores serão de alta aderência e durabilidade, deixando o ambiente organizado, bonito e atraente.
Com as estratégias e as ferramentas necessárias você pode elevar seu negócio para um patamar de estabilidade e confiança. Busque mais conhecimento sobre o uso de etiquetas e fitas decorativas feitas em etiquetadoras e rotuladores domésticos e venda muito mais!