Um jantar em família, um casamento ou aquelas férias da infância inesquecíveis. Ainda é comum ter essas memórias registradas em álbuns, não é? Para preservar essas lembranças tão importantes da deterioração do tempo, a melhor alternativa é digitalizar fotos antigas.
Fazer a famosa “foto da foto” com o smartphone pode parecer uma boa opção. Mas essa saída não é muito recomendada se você quer preservar o registro com boa qualidade. A lente do dispositivo não é perfeita, há chances de distorção de perspectiva, limitação na resolução, ruídos e, mesmo com apps de edição, o resultado fica artificial. Pensando nisso, qual seria o melhor procedimento?
Felizmente, existe uma solução que consegue eternizar suas fotografias. Com um scanner de mesa, você pode digitalizar documento e restaurar suas fotos antigas com recursos como:
Mesmo que suas fotos antigas sejam em preto e branco, é importante a digitalização em cores. O motivo para isso é que, no caso de uma futura restauração, o profissional precisará distinguir o que são manchas de envelhecimento, tonalidades originais do negativo e sujeiras. Quando as fotos são digitalizadas em preto e branco, essas informações são perdidas e a ideia aqui é preservar todas as informações, mesmo que as versões impressas não existam mais.
Além de tudo, sempre é possível converter uma imagem colorida para preto e branco, mas não o contrário. Então, é mais vantajoso preservar todos os aspectos de cor.
A “medida” das imagens são em megapixels, que servem para indicar qual o maior tamanho possível para a impressão.
No scanner, você encontrará a resolução em DPI, não em pixels. Nesse caso, basta converter o número para DPI de acordo com o tamanho da foto. É possível também optar pela resolução máxima do scanner, mas lembre-se de que, quanto maior a resolução, mais pesado o arquivo.
O formato mais comum é o JPG (ou JPEG). Ele é conhecido por ser leve. No entanto, se o objetivo é justamente preservar uma lembrança, não é o mais indicado, pois sacrifica a qualidade do arquivo para diminuir o tamanho.
A boa notícia é que existem formatos que compactam as fotos sem nenhuma perda. É o caso do PNG, que tem um ótimo equilíbrio entre qualidade e tamanho, sendo ideal para quem quer salvar muitas lembranças sem ocupar todo seu espaço na nuvem ou no computador.
Há também opções como o TIFF, em que não há compactação nenhuma, mas gera arquivos gigantes. Um A4 em boa resolução nesse formato pode beirar os 100mb. Ou seja, fica inviável enviar como anexo por e-mail ou compartilhar na maioria das redes sociais.
Não é raro que fotos antigas apresentem rasgos ou dobras. É preciso um cuidado especial na hora de escanear para que o papel fique plano e seja escaneado da forma correta. Nesse sentido, o scanner é uma mão na roda, pois vai prensar a imagem à mesa digitalizadora, evitando sombras e ruídos na captação.
Outro ponto positivo para o scanner: geralmente, esse aparelho possui um modo automático e um profissional. É indicado sempre utilizar o modo profissional, em que você consegue ajustar os parâmetros adequadamente. Vale investir alguns minutinhos para aprender mais sobre esse recurso e assegurar que suas fotos serão salvas para a posteridade com toda a qualidade que merecem, não é?
Quer garantir praticidade e alta resolução na hora de digitalizar suas fotos antigas? A opção ideal é um scanner de mesa e a Brother tem diversas impressoras e scanners domésticos que podem ser a solução para você!
O ADS-2200 digitaliza em 35ppm (A4/Carta) e tem capacidade para 50 páginas no alimentador automático. Dá para digitalizar frente e verso de até 35 páginas por minuto e salvar seus arquivos no formato favorito, seja em JPEG, PDF ou TIF. Além disso, permite backups seguros, e conta com pacote de softwares que auxiliam nos processos de otimização de imagens em alta resolução. Se você deseja restaurar suas fotos antigas, o ADS-2200 oferece recursos como:
Ajuste do nível de escala de Cinza e P&B, trazendo mais visibilidade às imagens muito densas;
Ajuste do tom da cor, possibilitando editar brilho, contraste e gama;
Remoção de cor, permitindo retirar de qualquer matiz da cor vermelha, azul ou verde;
Redução de ruído, removendo marcas e manchas;
Remoção de linhas.
Facilite sua rotina e mantenha suas lembranças vivas. Ao escanear fotos antigas, você guarda seus momentos memoráveis em um ambiente mais seguro, sustentável e eterno. Para isso, conte conosco e invista em tecnologia!