Construir um ambiente organizacional no trabalho é essencial, principalmente quando o assunto é segurança e facilidade na hora da manutenção de grandes instalações e do setor industrial. Apesar de parecer tarefa árdua, a gestão pode ser resolvida com equipamentos que o mercado disponibiliza.
O primeiro passo para a organização é identificar cada ativo, seja ele o cabeamento estruturado, a parte elétrica, a gestão de arquivos e demais divisões que se fazem presentes. A prática auxilia o profissional na hora do trabalho e aumenta a sua segurança, além de deixar tudo mais claro, até mesmo para uma simples conferência.
Para que isso aconteça, é necessário um equipamento ideal para confeccionar os identificadores. Nesse sentido, a impressora térmica de etiqueta ou o rotulador eletrônico são as melhores opções profissionais no mercado. Mas, afinal, qual deles é o melhor para a sua empresa?
Geralmente compacta, potente e fácil de utilizar, a impressora térmica de etiqueta reproduz a imagem que deseja imprimir em uma fita adesiva, utilizando calor para fazer a transferência do conteúdo. Isso significa que o equipamento dispensa o uso de cartucho ou toner de tinta
Apesar desta fita adesiva usada se assemelhar muito com uma etiqueta escolar, ela é muito mais resistente à alta temperatura, mas é de papel, por isso não é indicada a exposição à umidade, por exemplo. O material é muito utilizado para códigos de barras ou textos com dimensões reduzidas, já que entrega muita fidelidade de impressão em duas cores.
Assim como a impressora térmica de etiqueta, o rotulador eletrônico é um dispositivo super compacto e simples de manusear, possuindo versões portáteis - com edição direta no dispositivo - e de mesa, com conexão ao computador.
A maior diferença da impressora térmica de etiquetas para o rotulador eletrônico é que este último imprime em em fitas laminadas, que além de muito mais resistentes, são flexíveis e têm uma alta aderência a superfícies irregulares.
A longevidade das fitas laminadas também é um grande destaque para o rotulador eletrônico, já que elas suportam condições adversas e mesmo assim ainda permanecem intactas. Além disso, outra vantagem de contar com um rotulador eletrônico é que ele também não necessita de cartuchos ou toner, pois também faz impressão térmica.
Ambos os equipamentos são muito vantajosos para criar sistemas organizacionais de identificação profissional, porém, cada um deles é direcionado para diferentes áreas. Enquanto a impressora térmica utiliza fita adesiva, o rotulador faz o uso de fitas laminadas.
A diferença entre os materiais está ligada diretamente a aplicabilidade. Se a sua empresa pretende utilizar o equipamento para confecção de crachás, QR Code e gestão de estoque, a impressora térmica é o equipamento ideal.
Já se a sua empresa pretende fazer a impressão de identificadores de gestão de ativos industriais, fios e cabos, identificação de instalação elétrica e demais áreas em que o ambiente pode gerar desgaste, o equipamento perfeito é o rotulador eletrônico.
A organização e identificação de itens dentro dos setores faz com que os funcionários possam contar com maior qualidade no trabalho, facilidade e segurança. Escolher o melhor equipamento para cuidar de tudo isso é a chave para que a empresa alcance mais dinamismo. Por isso, analise mais sobre as aplicabilidades de cada uma e como elas podem funcionar dentro da empresa.
Entender as diferenças entre a fita adesiva e as fitas laminadas é fundamental para saber qual delas melhor se aplica ao uso dentro da sua empresa. Além disso, outro ponto essencial é identificar e conhecer os modelos de etiquetadoras e rotuladores industriais disponíveis para investir no dispositivo ideal.
Cada uma destas considerações farão com que você escolha o melhor equipamento e consiga, de fato, identificar e criar um sistema organizacional dentro da sua empresa ou do seu setor. Por isso, mantenha-se informado sobre características e aplicabilidades de cada dispositivo, sempre se atentando às atualizações do mercado e tecnologia.