Quantas vezes você já teve que fazer cópias de documentos ou imprimir fotografias e gráficos para a faculdade ou para o trabalho? Tenho certeza que respondeu “muitas”, não é? Não importa o quanto a tecnologia nos permitiu abrir mão do papel, para muita gente é inevitável a necessidade de ter o “físico” em mãos, para isso, é preciso recorrer às impressoras para obter esse material.
Para ter uma impressora em casa é preciso ponderar qual será a principal finalidade de uso. Entender as diferenças entre os tipos de equipamentos traz economia de dinheiro e garantia da qualidade do trabalho que será impresso.
Por exemplo, você sabe qual a diferença entre impressoras laser e a jato de tinta? Esta é a primeira consideração na hora de escolher o equipamento. Impressoras laser realizam a operação através da junção de eletricidade estática e dos componentes do cartucho chamado toner (uma espécie de pó que é fixado no papel) para criar o pigmento. São equipamentos ágeis, recomendados para impressões monocromáticas e em grande volume.
Paralelamente, existem as impressoras que utilizam tintas como suprimento. Elas são muito comuns para uso doméstico, profissionais em home office e estudantes em EAD. Além disso, o equipamento é ideal para fotos e imagens, pois a qualidade das cores é excelente.
Se você chegou até aqui preferindo a impressora a tinta para sua casa, é hora da próxima etapa da sua pesquisa: dentre as soluções, qual modelo selecionar, cartucho ou tanque de tinta? Veja abaixo os dois tipos de compartimento e suas principais características:
Cartucho de tinta: são periféricos comprados separadamente para que sejam utilizados nas impressoras jato de tinta. Eles são de tamanho reduzido, por isso, são excelentes para quem usa pouco a máquina, evitando a chance da tinta ficar parada por muito tempo e ressecar. Mas não se esqueça: utilize sempre cartuchos originais para ter certeza de qualidade.
Tanque de tinta: são impressoras que possuem compartimentos para inserção de tinta, que são compradas nas famosas “garrafinhas”. O preço do refil é mais em conta do que dos cartuchos e, além disso, o tanque possui capacidade de armazenagem de suprimento maior, logo, é ideal para usuários com maior demanda de documentos.
Ambas as soluções são vantajosas e garantem excelência a cores, basta avaliar a volumetria de impressões que você costuma fazer na sua casa. Agora que você já sabe mais sobre as diferenças dos tipos de impressora e seus compartimentos, vamos à última etapa da sua pesquisa: entender a diferença entre tinta de impressora corante e pigmentada.
💡Confira as melhores opções de impressoras e scanner domésticos
É composta à base de água. Ela é mais fina e brilhante, muito utilizada para impressões caseiras e esporádicas, como trabalhos escolares, documentos de identidade, boletos etc.
Entre suas principais vantagens estão a riqueza de cores, a secagem rápida e o bom preço no mercado. Além disso, é versátil e pode ser usada na maioria dos papéis. Por outro lado, pode borrar facilmente quando a folha recebe gotículas de água, e também não é recomendada para impressão de trabalhos que devem durar um longo período de tempo.
É feita por pigmentos solidificados, por isso, é mais resistente a condições adversas, como tempo, umidade e água. Seu uso é mais recomendado para impressões que precisam de longa durabilidade, como fotografias e trabalhos acadêmicos - principalmente de estudantes de arquitetura, design, publicidade, entre outras áreas que utilizam imagens.
Sendo assim, são perfeitas para quem precisa imprimir fotos e outros trabalhos que demandam a preservação da qualidade. Sua principal desvantagem é a demora na secagem.
Na hora da escolha, lembre-se de levar em consideração a finalidade do equipamento para garantir que vai escolher as opções de tinta que mais atendem às suas necessidades. Além disso, existem muitos outros recursos que devem ser avaliados para sua decisão. Que tal descobrir mais sobre esse universo?