Painel elétrico é o centro de distribuição responsável por conduzir energia elétrica para o funcionamento de qualquer ambiente. Ele recebe a energia elétrica de uma fonte de alimentação e a distribui para os diversos aparelhos que necessitam desta energia para operar.
Por atuar como um administrador da energia elétrica, é fundamental que esses painéis sejam montados de maneira rigorosa levando em conta a segurança e as constantes necessidades de manutenção.
O painel elétrico é como um canal: a energia elétrica chega através de um cabo e então é distribuída para os pontos de consumo dos cômodos de uma casa, edifício ou indústria.
São essenciais em todos os tipos de construções por centralizar os comandos de distribuição de energia em si, garantindo mais segurança às instalações elétricas.
Dentre os principais benefícios dos painéis elétricos estão:
Segurança: os disjuntores, que ficam localizados dentro dos painéis, atuam como dispositivos que desligam-se automaticamente em caso de sobrecarga de energia, evitando incêndios;
Na hora de fazer o planejamento elétrico de uma construção, o engenheiro deve se atentar às demandas do cliente para otimizar a criação do painel e a distribuição da energia elétrica (por exemplo: onde irá locar as tomadas de uso geral e específico); e também deve guiar-se pelas normas técnicas, como a NBR 5410, que determina as condições para instalações elétricas de baixa tensão e ajuda a organizar a distribuição de energia.
A montagem do painel deve ser feita levando em consideração sua manutenção periódica. Por isso, precisa ser organizada e com identificação clara dos componentes.
Sendo assim, atente-se ao passo a passo para montar um painel elétrico:
Saber identificar e diferenciar os elementos dentro do painel elétrico é fundamental para a realização de uma manutenção segura, pois evita erros que podem ocasionar choques elétricos. A norma técnica NR-10 determina que todos os painéis elétricos devem ser sinalizados.
Portanto, escolha fitas laminadas de poliéster, que são mais flexíveis, adaptam-se à superfície do painel e possuem boa durabilidade.
A melhor maneira de identificar os elementos é pela utilização de um rotulador eletrônico, equipamento semelhante a uma calculadora de mesa que imprime etiquetas de identificação.
Entre suas principais vantagens estão a padronização, pois é possível criar uma formatação específica no aparelho de fontes e cores; economia de tempo, já que o conteúdo pode ser digitado em apenas alguns minutos; praticidade, porque é um aparelho compacto e fácil de carregar, diferente das impressoras convencionais.
Identificar de maneira padronizada e prática os elementos dentro do painel é essencial para a segurança e manutenção da instalação elétrica, uma vez que diminui o risco de choques e permite que o profissional faça a inspeção de maneira mais assertiva e rápida.
💡Leia mais sobre Etiquetadoras e Rotuladores Industriais
Segurança e praticidade devem fazer parte da vida de todo profissional que lida com energia elétrica. Conseguir identificar de maneira organizada os elementos dentro de um painel elétrico otimiza a realização do trabalho, portanto, busque conhecimento sobre rotuladores eletrônicos e outras maneiras de boas práticas laborais.