Com a evolução da tecnologia, é muito comum ir a uma loja para comprar uma impressora para sua casa ou seu escritório e se deparar com equipamentos bem diferentes um do outro, cada um com recursos bem variados.
Para escolher a opção ideal, é muito importante ter em mente quais são as suas demandas e quais os recursos presentes em cada impressora, como por exemplo, a conexão, que pode ser via wireless, ethernet ou USB.
Com tantas opções de impressoras multifuncionais presentes no mercado, é importante pensar em como cada uma funciona, para assim, saber qual é a ideal para a sua rotina. Separamos algumas informações básicas de cada tipo de conexão:
Impressora Ethernet
As impressoras Ethernet se conectam a uma central através de um cabo de rede, permitindo que o sinal chegue a vários computadores. Porém, para a utilização desses equipamentos, é necessário instalar o drive da impressora em todos eles. Com esse tipo de conexão, não é necessário que todos os PCs estejam ligados para que um consiga realizar a operação.
Esse tipo de conexão é ideal para grupos de trabalho, porque vários computadores podem se conectar a uma mesma impressora. Para uso coletivo, a Ethernet é a melhor opção, porque apresenta vantagens como:
Maior confiabilidade;
Maior velocidade de comunicação entre os PCs e as impressoras;
Possibilidade de ampliação da distância entre PCs e impressoras.
Impressora Wireless:
Esse tipo de conexão permite que a impressora seja utilizada por vários computadores, através de uma rede sem fio. Equipamentos com conexão wireless oferecem diversos benefícios, como a possibilidade de realizar uma impressão usando um computador, smartphone ou tablet que se conectam via Wi-Fi de forma simples e fácil.
Impressora via USB:
Essas impressoras se conectam diretamente a um computador através de um cabo USB. O principal benefício dos equipamentos com fio é que os trabalhos de impressão podem ser feitos rapidamente, sem se preocupar com a interferência ou perdas de sinal. Além disso, o modelo costuma ter custo mais baixo do que equipamentos Ethernet e Wireless.
A impressora USB é uma conexão local, logo, é utilizada para uso individual, seja em escritório privativo ou em casa.
Para saber qual a melhor opção de impressora para o seu dia a dia, é muito importante saber quais são as suas necessidades, e com base nelas, será possível escolher a impressora com a melhor conectividade possível. Mas afinal, qual o melhor tipo de impressora para cada necessidade?
Para uso individual: seja para o uso em casa ou escritórios privativos, as impressoras wireless e USB são as mais indicadas. Através da conexão via wireless, é possível realizar impressões através de dispositivos móveis, como por exemplo smartphones e tablets, já que não é necessário se conectar através de um fio com o dispositivo.
Para pequenos grupos de trabalho: assim como para o uso individual, as impressoras wireless são as mais indicadas, porque possibilitam a conexão de qualquer dispositivo, desde que o sinal atinja sua localidade - portanto, o ambiente de instalação não pode ser tão amplo.
Para grandes grupos de trabalho: as impressoras ethernet são muito usadas por grupos de trabalho, com diferentes computadores que necessitam realizar impressões, permitindo que qualquer dispositivo que esteja conectado a ele possa imprimir a qualquer momento.
Sabendo como funcionam os tipos de conexão das impressoras, é hora de saber qual é a melhor opção para você ou sua empresa. Separamos algumas dicas para sua decisão:
1. Pense no perfil do usuário: ter em mente a quantidade de pessoas que irão utilizar a impressora e quais são suas necessidades é muito importante na hora de escolher a impressora ideal para a sua rotina.
2. Escolha a tecnologia de impressão mais adequada: existem diversas opções de impressões, como equipamentos com tanque de tinta, cartuchos ou a laser. Dependendo do seu tipo de trabalho, cada tipo de impressão possui as suas vantagens.
3. Determine o tipo de conexão ideal: wireless, ethernet ou USB, cada conexão possui suas vantagens e suas indicações para cada tipo de trabalho. É muito importante considerar os diferentes modelos de acordo com a quantidade de usuários.
4. Fique atento à compatibilidade: existem diferentes sistemas de computadores, como Windows, por exemplo. Comprar um equipamento compatível é fundamental para possibilitar a operação.
5. Considere a durabilidade do equipamento: comprar uma impressora por ano não é viável para qualquer pessoa, por isso, é muito importante pesquisar sobre a durabilidade do equipamento, seu ciclo de impressões e as melhores práticas de manutenção.
6. Não esqueça de verificar o volume recomendado: todo equipamento possui um volume de impressões recomendado pelo fabricante. Para manter o bom funcionamento da máquina, é importante escolher um modelo suficiente para sua média de documentos.
Contar com um equipamento voltado às suas necessidades é fundamental para otimizar o seu dia a dia e o seu trabalho. Para isso, conhecer os tipos de impressoras e scanners corporativos existentes no mercado é indispensável para escolher a melhor opção na hora da compra ou aluguel de uma máquina.