O mundo da costura envolve muita criatividade e versatilidade. Essas variações de produtos implicam, também, nas máquinas que serão utilizadas no seu processo de criação. Existem diversos modelos no mercado, cada um voltado a um público específico com demandas específicas.
Com um leque de opções de escolha tão amplo, muitas dúvidas surgem na hora de investir. É por isso que vamos te ajudar a entender a diferença entre as máquinas de costura eletrônicas e mecânicas para você saber qual se encaixa melhor ao seu perfil!
A diferença entre a máquina de costura mecânica e a eletrônica é o método de seleção de pontos. Enquanto a mecânica vem equipada com uma alavanca ou botão rotativo para fazer a escolha da configuração da costura manualmente, as eletrônicas apresentam um teclado ou manípulo ligado a um cartão eletrônico que dá impulso a vários mecanismos e edições na tela de LCD acoplada ao equipamento.
Em resumo, essa diferença envolve a preferência do profissional de costura na hora da criação. Há quem prefira lidar com a máquina mais tradicional e, em contrapartida, outras pessoas se identificam mais com mecanismos mais modernos. Enfim, não há certo nem errado, basta escolher o modelo que facilite mais o seu processo de criação!
As máquinas mecânicas ou eletrônicas não diferem na robustez, potência e confiabilidade. Ambas são capazes de gerar trabalhos impecáveis, assim como artesanatos, quilting e patchwork que, com certeza, agradarão o cliente. O que muda de uma para a outra é apenas o estilo de trabalho: manual ou computadorizado. Além disso, as eletrônicas sempre oferecem o recurso de execução da casa do botão em modo automático, enquanto esse mecanismo, nas tradicionais, não é encontrado em todos os modelos, apenas nos mais sofisticados.
Não! A variedade de pontos te dá mais opções de customização, mas não interfere no resultado final. Se você possui uma boa máquina com 10 pontos decorativos, certamente ela te oferecerá resultados impecáveis dentro das suas possibilidades.
A resistência da costura também não é afetada com a variedade de costura. Por exemplo, as máquinas industriais, geralmente, fazem somente pontos retos e, raramente, ziguezague e overloque. No entanto, os resultados delas são peças de qualidade e que dificilmente serão rasgadas.
Enfim, a escolha do modelo pela quantidade de pontos oferecidos é guiada pela sua demanda de personalização e aperfeiçoamento. As máquinas domésticas oferecem costuras diferenciadas para você explorar a sua criatividade.
A BM2800 é o modelo mecânico ideal para projetos básicos aos iniciantes do mundo da costura. Possui um design marcante, é leve e facilmente transportável para te acompanhar e guardar em qualquer lugar da sua casa. Veja as principais características:
Velocidade de até 800 pontos por minuto;
A CE5500DV é um modelo eletrônico para quem quer dar asas à imaginação. Com ela, é possível gravar seus pontos favoritos na memória para agilizar sua produção de roupas, artesanatos, quilt e patchwork. Veja as principais características:
Velocidade de 850 ppm;
50 pontos incorporados e 5 tipos de casa de botão de um passo;
Sistema automático de passagem de linha na agulha;
Painel de operação em LCD;
Sistema de enchimento da bobina Automático;
Largura dos ponto até 7,0 mm;
Comprimento do ponto até 5,0 mm;
7 calcadores inclusos;
Iluminação dupla;
Braço livre.
💡Leia mais: O que é Patchwork na costura
Nosso leque de opções é pensado para todos os perfis! Com tecnologia de ponta japonesa, oferecemos produtos que passam por um processo rigoroso de fabricação de alto padrão, garantindo perfeição no ponto da sua costura!
Se você costura por hobbie ou já tem o negócio próprio, conheça as nossas máquinas de costura e escolha a que mais combina com seu processo de produção!