Como aproveitar o scanner da ScanNCut para agilizar sua produção
O artesanato, além de ser uma forma de cultura e arte, também pode ser um empreendimento. No entanto, para ter sucesso na área, é preciso entender um pouco das duas coisas: a produção e a gestão de negócios.
Para confeccionar itens para vender, é fundamental contar com o auxílio de ferramentas tecnológicas para agilizar o processo de produção e aumentar o volume. Por isso, vamos te mostrar quais os benefícios de usar a máquina de corte ScanNCut e como fazer o melhor proveito do seu scanner.
Benefícios da máquina de corte para empreendedores criativos
A máquina de corte faz recortes automáticos em materiais diversos, garantindo formatos precisos e resultados mais rápidos. Para quem empreende, a solução permite direcionar todo o tempo do artesão ao processo criativo e montagem dos produtos personalizados, porque o molde será feito de forma autônoma pelo equipamento.
Mas os benefícios não param por aí! Ter uma máquina para recorte no seu atelier garante os seguintes aspectos:
- Uniformidade dos cortes: a uniformidade é muito importante ao produzir peças em massa, como caixas de papelão para uma festa, por exemplo. Todas tem que estar do mesmo tamanho e desenho, com precisão nos limites do desenho desejado. Além disso, ao usar a máquina, você não precisará corrigir “sobras” de material manualmente.
- Mais agilidade para recortar materiais: você pode acelerar o processo de produção de seu artesanato com a máquina, pois ela possibilita reproduzir rapidamente, por meio do corte preciso, formas e desenhos idênticos em uma só vez. Além disso, ela pode cortar diversos tipos de materiais, como papéis, tecidos, plástico, couro, entre outros.
- Redução do desperdício: devido à possibilidade de uniformizar, a máquina de corte é estrategicamente alinhada, gerando pouco desperdício ao redor das bordas do material. Ou seja, além de fazer suas peças certinhas, ela economiza nos custos e é eco-friendly, pois reduz a quantidade de descartes.
- Mais possibilidades de design: a máquina de corte possui inúmeros desenhos e fontes de letra na memória, possibilitando que você selecione o design que deseja e recortando automaticamente. E caso não encontre o que procura, é possível também criar e editar a forma em softwares e enviá-los para o equipamento.
- Facilidade em cortar materiais mais espessos: além de personalizar diversos tipos de materiais, ela tem a capacidade de cortar até os mais robustos, em uma gramatura de até 3mm.
E por que ScanNCut?
A ScanNCut é a máquina de corte da Brother que, além de todas as funcionalidades citadas, possui um recurso que facilita ainda mais a rotina do artesão: um scanner incorporado. Isso significa que o equipamento reconhece desenhos impressos na superfície, digitaliza seus limites e permite que o recorte aconteça de acordo com o molde desenhado no material.
Além disso, o scanner da ScanNCut tem 3 funcionalidades diferentes que tornam a solução ainda mais completa:
- Scanner geral: o sensor faz a leitura e reconhecimento do desenho impresso, transformando o arquivo físico em digital.
- Função Escanear para recortar direto: ao digitalizar a superfície, é possível dar o comando para a máquina recortar o próprio material que está desenhado, obedecendo as linhas delimitadas na impressão.
- Função Escanear para recortar dados: é utilizada para digitalizar moldes impressos e salvá-los na memória da máquina para recortar posteriormente. Essa função tem como finalidade transformar a imagem em arquivo de corte na extensão FCM.
Como usar o scanner da ScanNCut em 6 passos simples
Agora que você já conhece sabe como o scanner da ScanNCut pode te ajudar, vamos te mostrar um passo a passo de como utilizá-lo para a função Recortar Direto:
1. Entre na função Scanner, selecione “recortar direto” e clique no ícone da máquina;
2. Defina como será o escaneamento: vá em “área de digitalização” e selecione se será preto e branco ou colorido;
3. Coloque o desenho que será escaneado na esteira da ScanNCut;
4. Dê o comando para a máquina fazer a leitura do desenho, como se fosse um scanner de documentos comum;
5. Depois da leitura do desenho, faça as edições na tela LCD da ScanNcut. É possível ajustar tamanho, distância do contorno etc.;
6. Com o desenho escaneado e editado, dê o comando para a máquina recortá-lo e pronto!
💡Quer visualizar o processo? Assista ao vídeo e saiba como recortar e escaner na ScanNCut
Conheça mais sobre as maravilhas da ScanNCut!
Agora que você já sabe que ScanNCut Brother é ideal para automatizar os processos no seu empreendimento de papelaria criativa, está na hora de conhecer os modelos e explorar seus recursos. Sua imaginação é o limite, então arregace as mangas e crie projetos incríveis!
E aí, o que achou?