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26.09.2022 9 minutos de leitura

Papelaria de luxo: veja como empreender nesse mercado

Que a pandemia mudou nossos hábitos ninguém pode negar. Passamos a ficar mais tempo sem sair e a trabalhar em casa. Por isso, tivemos que adaptá-la para deixar mais agradável a realização das atividades do dia a dia.

Isso trouxe uma atenção maior para esse ambiente. Não à toa setores como decoração e papelaria de luxo dispararam desde o início da crise. Quem produz produtos personalizados deve enxergar na alta demanda do consumidor por esses itens uma oportunidade de empreender, mas, para isso, é necessário traçar uma estratégia.

 

Afinal, o que é papelaria de luxo?

Papelaria de luxo, ou papelaria fina, é uma revitalização da papelaria tradicional. São itens artesanais mais inovadores, que trazem mais exclusividade para o cliente. De acordo com pesquisa realizada pela WSNG, empresa de previsão de tendências em parceria com o Google Trends, os consumidores estão buscando cada vez mais autenticidade e personalização dos produtos que compram. 

Por isso, oferecer itens artesanais e customizados pode ser uma excelente oportunidade!

 

O que vender em papelaria de luxo?

Os itens de papelaria fina são os que já conhecemos da papelaria tradicional, porém, com o toque da personalização e do artesanato criativo. Assim, são itens feitos sob demanda que garantem mais exclusividade e autenticidade para os clientes. 

Sabendo disso, separamos algumas ideias e como produzi-las:

 

  • Encadernação personalizada

Escolha o tamanho que deseja encadernar e sempre deixe uma sobra, pois você precisa ajustar as bordas e cortar os excessos na hora do acabamento. Para tornar o item único, cole sua capa personalizada ao papel cartão: ela pode ser de tecido, fitas, com pedrarias, entre outros.

E não se esqueça de eliminar bolhas usando uma régua ou espátula para que a capa fique bem lisa! Você também pode acrescentar itens decorativos pendurados na espiral do caderno para um acabamento muito elegante.

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  • Itens de decoração de festa

Neste caso, podem existir dois tipos de clientes: os que valorizam mais a quantidade de itens e os que valorizam mais a decoração. Portanto, você pode focar mais em impressão e corte apenas, ou em mais detalhes e apliques para menores quantidades. 

Confeccione caixinhas, chapeuzinhos e topos de bolo de acordo com a demanda de cada cliente. O que vale é ouvir o desejo do consumidor e entregar personalizados surpreendentes.

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  • Embalagens personalizadas

O primeiro contato físico do cliente com o produto é a embalagem. Investir nesse segmento oferece a possibilidade de vender o serviço para outros artesãos, que colocarão seus produtos dentro do pacote por você, ou direto para o cliente final. Você pode confeccionar com acetato transparente, papéis com texturas diferenciadas etc.

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Como abrir seu negócio de papelaria de luxo?

Assim como todo negócio, o empreendimento de papelaria fina requer planejamento estratégico para garantir seu sucesso e prosperidade. Veja a seguir alguns pontos de atenção nesse momento:

  • Selecione os produtos que serão vendidos e faça o orçamento do investimento inicial: faça uma lista da matéria-prima e das ferramentas necessárias para a produção. Invista em tecnologia para agilizar sua produção, como uma máquina de corte e softwares de design;

  • Faça cursos e aperfeiçoe sua técnica: busque conhecimento sobre a área para que possa oferecer produtos de qualidade e se destacar no mercado. Além disso, dominar cada vez mais as técnicas de produção otimiza seu tempo e, consequentemente, seu dinheiro;

  • Trabalhe na identidade de marca e divulgação: crie uma marca, escolha uma paleta de cores e invista em divulgação, principalmente online. Hoje em dia, se uma empresa não está presente no digital é como se ela não existisse. Faça conteúdos para redes sociais, poste fotos e vídeos dos seus produtos e dos bastidores para se conectar ao público;

  • Regularize sua empresa: emitir nota fiscal, possuir um CNPJ e separar suas finanças pessoais das da sua empresa irão profissionalizar seu negócio. Faça um cadastro como MEI (micro empreendedor individual) para aumentar a credibilidade da sua marca;

  • Acompanhe a concorrência e se mantenha atualizado: acompanhar as tendências desse mercado que está em constante mudança é extremamente importante. Faça pesquisas, analise as demandas do segmento de papelaria criativa e estude seus concorrentes, afinal, o público e os interesses são os mesmos.

 

Empreenda com estratégia e sucesso!

Acabamos de explicar resumidamente sobre alguns pontos para te orientar na criação do seu negócio de papelaria fina. São inúmeras ideias e possibilidades. Descubra qual área mais combina com você e busque conhecimento para transformar seu hobby em um empreendimento de sucesso.

 

Guia prático para vender papelaria personalizada on-line

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