Que a pandemia mudou nossos hábitos ninguém pode negar. Passamos a ficar mais tempo sem sair e a trabalhar em casa. Por isso, tivemos que adaptá-la para deixar mais agradável a realização das atividades do dia a dia.
Isso trouxe uma atenção maior para esse ambiente. Não à toa setores como decoração e papelaria de luxo dispararam desde o início da crise. Quem produz produtos personalizados deve enxergar na alta demanda do consumidor por esses itens uma oportunidade de empreender, mas, para isso, é necessário traçar uma estratégia.
Papelaria de luxo, ou papelaria fina, é uma revitalização da papelaria tradicional. São itens artesanais mais inovadores, que trazem mais exclusividade para o cliente. De acordo com pesquisa realizada pela WSNG, empresa de previsão de tendências em parceria com o Google Trends, os consumidores estão buscando cada vez mais autenticidade e personalização dos produtos que compram.
Por isso, oferecer itens artesanais e customizados pode ser uma excelente oportunidade!
Os itens de papelaria fina são os que já conhecemos da papelaria tradicional, porém, com o toque da personalização e do artesanato criativo. Assim, são itens feitos sob demanda que garantem mais exclusividade e autenticidade para os clientes.
Sabendo disso, separamos algumas ideias e como produzi-las:
Escolha o tamanho que deseja encadernar e sempre deixe uma sobra, pois você precisa ajustar as bordas e cortar os excessos na hora do acabamento. Para tornar o item único, cole sua capa personalizada ao papel cartão: ela pode ser de tecido, fitas, com pedrarias, entre outros.
E não se esqueça de eliminar bolhas usando uma régua ou espátula para que a capa fique bem lisa! Você também pode acrescentar itens decorativos pendurados na espiral do caderno para um acabamento muito elegante.
Neste caso, podem existir dois tipos de clientes: os que valorizam mais a quantidade de itens e os que valorizam mais a decoração. Portanto, você pode focar mais em impressão e corte apenas, ou em mais detalhes e apliques para menores quantidades.
Confeccione caixinhas, chapeuzinhos e topos de bolo de acordo com a demanda de cada cliente. O que vale é ouvir o desejo do consumidor e entregar personalizados surpreendentes.
O primeiro contato físico do cliente com o produto é a embalagem. Investir nesse segmento oferece a possibilidade de vender o serviço para outros artesãos, que colocarão seus produtos dentro do pacote por você, ou direto para o cliente final. Você pode confeccionar com acetato transparente, papéis com texturas diferenciadas etc.
Assim como todo negócio, o empreendimento de papelaria fina requer planejamento estratégico para garantir seu sucesso e prosperidade. Veja a seguir alguns pontos de atenção nesse momento:
Acabamos de explicar resumidamente sobre alguns pontos para te orientar na criação do seu negócio de papelaria fina. São inúmeras ideias e possibilidades. Descubra qual área mais combina com você e busque conhecimento para transformar seu hobby em um empreendimento de sucesso.