27.09.2021 12 minutos de leitura

Como fazer cortes precisos em EVA, feltro e outros materiais?

A papelaria personalizada é um segmento encantador para os amantes de artesanato, porque oferece as mais variadas possibilidades de confecção. Desde o material utilizado até o resultado final, existem diversos produtos que sua criatividade pode desenvolver. Além disso, como o trabalho é sob demanda, os clientes se deliciam em fazer pedidos exclusivos e direcionados a um evento específico.

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-3


No entanto
,
l
idar com diferentes materiais na produção pode ser um desafio, porque cada um deles varia em espessura e exige cuidados específicos durante o manuseio. Para você ter ideia da amplitude do universo personalizado, separamos alguns exemplos de utilização de EVA, feltro e outros recursos!


[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-1

 

Explorando possibilidades em diferentes materiais

Para te inspirar, selecionamos três possibilidades muito procuradas pelos consumidores: 

  • EVA

Sem dúvidas, é um dos materiais mais procurados e utilizados na confecção personalizada. O EVA é uma placa emborrachada, resistente e flexível e possui uma ampla variedade de cores que dificilmente ficarão desbotadas. É por isso que ele é o queridinho dos consumidores, principalmente crianças, que se encantam pelos tons vibrantes.

O material varia, também, de espessura, abrindo ainda mais o leque de criações. Com ele, você pode encapar cadernos e materiais escolares, fazer dobraduras de bonecos, criar quadros de decoração de festa com recortes e colagens, entre outros. 

 

Brother - cortes precisos em EVA, feltro e outros materiais

 

  • Feltro


O feltro parece um tecido, mas é um material diferente. Ele é feito através do afrouxamento das fibras, permitindo que os fios sejam entrelaçados de modo que crie um aspecto aveludado e bem maleável. Ele possui alguns cuidados para lidar, como o pré-tratamento com termolina ou termocolante. Mesmo trabalhoso, o resultado vale a pena.

O feltro garante um acabamento muito bonito e também é versátil para a produção. Você pode forrar peças de roupa, encapar livros e agendas, fazer bonecos e criar detalhes em diversos acessórios, como bolsas e bonés.

 

Brother - cortes precisos em EVA, feltro e outros materiais

 

  • Manta magnética


A manta magnética, como o nome sugere, é um material imantado. Ela é laminada e possui um aspecto emborrachado, ao mesmo tempo que é bem firme e varia em espessura. Com ela, você pode criar imãs de geladeira, porta-retratos magnéticos, brinquedos, enfim, itens comumente utilizados com brindes ou lembrancinhas.

 

Brother - cortes precisos em EVA, feltro e outros materiais

 

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-4

 

Como otimizar a produção com materiais variáveis?

A confecção artesanal e a criatividade sempre serão seu alicerce. No entanto, para produzir em larga escala e agilizar o processo, somente a tecnologia pode te ajudar. Uma máquina de corte é a aliada fundamental para lidar com qualquer tipo de material, porque ela te deixa livre da etapa de preparo e dimensionamento correto de matéria-prima.

Isso significa que, com o equipamento, você não precisa reservar um tempo só para recortar os materiais. Com isso, sua capacidade produtora aumenta e você, ainda, economiza suas tesouras, que provavelmente ficariam cegas rapidamente devido às diferentes espessuras entre EVA, feltro, manta magnética e outros. 


[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-2

 

Para versatilizar sua produção, invista na ScanNCut

Imagine que seus projetos caíram no gosto dos clientes e que você precisa aumentar a produção. A ScanNCut Brother será sua parceira na etapa preparativa. Com ela, você centraliza sua atenção somente nos projetos, enquanto os recortes são feitos automaticamente.

A SDX225 é revolucionária para seus projetos, porque, além de comportar diversos materiais de até 3mm de espessura, oferece recursos como:

  • Lâmina com detecção automática da espessura do material;
  • Scanner de 600dpi com edição na tela para facilitar os ajustes finais do seu design;
  • Opção meio corte, em que a lâmina atinge apenas metade da espessura do material.

 

E se você se preocupa com a complexidade de manuseio da máquina, temos uma excelente notícia para você: ela é muito simples de usar! Além de ter processos intuitivos, ela te dá possibilidades diferentes de criação. 

Por exemplo, se você fez um desenho manualmente e deseja cortá-lo, basta digitalizá-lo no scanner integrado. Por outro lado, se você se identifica com o design gráfico, basta deixar a imaginação fluir no software Canvas Workspace e, depois, transferir a imagem para a máquina através de wi-fi. Ou, ainda, se bater o bloqueio criativo, você pode se inspirar em um dos 1.303 desenhos disponíveis na memória do aparelho!


[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-5

 

Inspire-se e explore a sua criatividade em diferentes materiais!

Se você se identifica com o meio criativo, é hora de colocar suas ideias em prática. Amplie sua produção e ofereça produtos em materiais variados com uma ajudinha da ScanNCut! Saiba mais sobre: Papelaria e Artesanato.

 

New call-to-action

avatar

E aí, o que achou?

Assine nossa newsletter para não perder nenhum lançamento do Mundo ScanNCut!