15.11.2021 9 minutos de leitura

Como fazer moldes para stencil de acetato com agilidade e precisão?

Stencil art é uma técnica de pintura de superfícies diversas que é desenvolvida através da utilização de um molde, muito utilizada para quem busca máxima precisão e por quem deseja criar padrões a serem repetidos com rapidez e exatidão.

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-4


Sua origem remonta a tempos antigos: há registros de egípcios e chineses empregarem essa técnica utilizando materiais como papel, couro e até papiro. A ferramenta já foi utilizada para decorar paredes de igrejas na Europa Medieval e até para estampar capacetes e veículos do exército. 

Hoje em dia, artistas exploram a técnica para decorar de tudo! Sejam paredes, móveis, tecidos, porcelanas e até bolos de aniversário, o stencil está presente em toda personalização que precisa de traços precisos. O modelo de pintura através de matriz exige muita sensibilidade, no entanto, pode ser praticada por qualquer pessoa que goste customizar as mais variadas superfícies. 

Pensando nisso, reunimos as melhores práticas para colocar o stencil em prática da maneira mais simples e criativa possível!

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-3

 

Qual o melhor molde para stencil

Apesar de ser possível encontrar moldes para stencil já prontos em alguns locais, sem dúvida é mais indicado que o artista dê asas à sua imaginação e crie sua própria matriz, pois isso vai resultar em um projeto único. Você pode utilizar diferentes materiais para criar seu modelo, como papel, madeira ou metal, mas nossa dica é utilizar o acetato, pois é que vai trazer mais vantagens para você, como:

    • Transparência: o acetato facilita seu trabalho no momento de riscar o desenho, já que dispensa o uso de papel carbono; 
    • Flexibilidade: o que faz com que seja fácil de manusear e cortar, além de ser ideal para utilização em objetos curvos, como vasos e xícaras;
    • Possibilidade de lavar: o acetato ainda é lavável, conferindo ao seu stencil uma alta durabilidade para utilizar em alimentos, por exemplo.
    • Facilidade de encontrar: além de manuseio mais simples, o acetato é um material muito acessível de papelaria e artesanato.

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-1

 

Como fazer seu próprio stencil

Para começar, você deve escolher o desenho que será transferido. Você pode imprimir ou desenhar em uma folha para que sirva como um guia. Em seguida, você deve colocar o acetato sobre o desenho e fazer os riscos. O próximo passo é recortar o material, deixando os vãos por onde passará a tinta. Essa etapa deve ser feita com muito cuidado e precisão, pois qualquer equívoco pode fazer com que o molde seja perdido e você tenha que reiniciar todo o processo. Depois do corte, seu molde estará pronto! Agora é só fixar o stencil na superfície desejada e aplicar o pigmento.

 

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-5

 

Dicas para um corte preciso

Sem dúvidas, a parte mais trabalhosa do stencil é a produção do molde, já que, se o desenho não estiver bem delimitado, o resultado não será exatamente o esperado. Por isso é tão importante que a etapa de corte do molde seja feita com o máximo de precisão possível. E a maneira mais indicada de atingir maior precisão, com agilidade, é utilizando uma máquina de corte.

A ScanNCut SDX85 é a aliada perfeita para quem cria decorações de stencil. Robusta e repleta de recursos incríveis, ela permite que você explore sua criatividade, tanto em casa como no trabalho, garantindo um resultado encantador para sua arte. Além de criar linhas de corte automaticamente, é capaz de cortar materiais de até 3mm de espessura, por isso, o trabalho com o acetato, que é um material mais espesso, é bastante facilitado.

Ela também possui um scanner incorporado de 600 dpi, que permite que você faça edições em tela, e mais de 250 desenhos embutidos, que vão desde formas básicas a desenhos complexos, bordas e fontes, os quais podem servir de inspiração para você ou auxiliar em momentos em que sua criatividade estiver bloqueada.

[BROTHER]-Mundo-ScanNCut-divisor-2

 

O Stencil também faz parte do Mundo ScanNCut!

É hora de inovar! Com a ScanNCut, você produz moldes para stencil com mais precisão e agilidade, garantindo que o resultado seja encantador! Seja para produção própria ou fornecimento das placas para aplicadores, conte com a tecnologia para transformar sua criatividade em projetos reais!

Entre no Mundo ScanNCut e conte com a tecnologia para transformar sua criatividade em projetos reais!

 

New call-to-action

avatar

E aí, o que achou?

Assine nossa newsletter para não perder nenhum lançamento do Mundo ScanNCut!