Tudo sobre Paper Cutting: arte, história e tecnologia
3:39
Se você ama a arte e vê nela uma das mais belas formas de se expressar, saiba que através do papel conseguirá fazer isso de inúmeras maneiras. Este amigo de longa data já completa mais de 1900 anos e é um dos materiais mais versáteis quando o assunto é criar e desenvolver técnicas de artesanato.
São diversas opções proporcionadas através do papel, como o origami, técnica de dobrar o papel e criar objetos, o low poly, esculturas tridimensionais feitas em papel, e o Paper Cutting, que tem o corte como sua principal estratégia para transformar pedaços de papel em verdadeiras obras de arte.
O Paper Cutting é uma arte considerada tradicional, ela consiste em criar cortes no papel de modo que desenhos e imagens possam ser representadas somente através do corte e formar artesanatos. Não é necessário muito para criar um lindo artesanato de papel com esta técnica, afinal, ele exige somente cortes e o resultado final, além de perfeito, pode ser facilmente empregado em cartões personalizados, quadros, texturas, paredes e inúmeros tipos de decoração, sendo considerado uma verdadeira papelaria criativa.
Originária da China e tendo sua primeira aparição no século XV, a técnica do Paper Cutting, que na tradução do inglês significa “cortando papel”, surgiu como forma de decorações religiosas ou estênceis, que são utilizados para bordar. Em seu início, a técnica se concentrava em mulheres da alta sociedade. Porém, com a popularidade, logo ganhou outras classes da sociedade chinesa. Mas não foi apenas na China que esta técnica conquistou fãs, pelo México, é um dos artesanatos com papel mais utilizados para as decorações do Dia de Los Muertos, festa tradicional dos mexicanos.
Além destas fronteiras, o Paper Cutting também rompeu as fronteiras brasileiras e chegou por aqui ganhando inúmeros adeptos, com grandes nomes aplicando e proporcionando este tipo arte com papel feita através do corte. E o que antes era feito através de uma tesoura afiada, faca ou bisturi, hoje já conta com máquinas de corte especializadas, que utilizam da tecnologia para fazer cortes precisos e realizar o trabalho de forma rápida e prática.
Uma papelaria criativa completa vai desde cartões personalizados até artesanatos com papel de diversos formatos e tamanhos. Mas para que isso se torne realidade e o corte seja perfeito, é necessário contar com uma máquina de corte, que ofereça qualidade e, além disso, possa proporcionar o melhor resultado, seja para empreender ou apenas curtir um hobby de fim de semana.
Além de uma máquina de corte, é essencial usar e abusar da criatividade, para criar peças que possam se adequar a diversos materiais, composições, decorações ou inserções em outros objetos, como um detalhe de um convite de casamento, por exemplo.
Seja para vender ou então como uma forma de distração e meditação, o Paper Cutting é uma técnica que se adequa perfeitamente a quem admira a arte com papel e principalmente para quem gosta de vê-la aplicada a itens do dia a dia. A papelaria criativa é uma grande saída para empreender e fazer com que a sua criatividade seja expandida, tudo isso explorando novas técnicas de artesanato.
Produzir arte com papel é uma das melhores formas de se expressar, ganhar mais concentração e até mesmo uma renda. Saiba mais como a tecnologia de uma máquina de corte pode te ajudar a desenvolver uma das técnicas de artesanato com papel mais antigas do mundo.
E aí, o que achou?