O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos educacionais da América Latina com ensino exclusivamente voltado ao setor industrial. A instituição tem mais de 28 áreas de atuação, contando com 583 unidades físicas, 487 unidades móveis e 2 barco-escolas. Ou seja, além de facilitar o acesso à educação técnica e profissionalizante, o SENAI promove uma inclusão igualitária, descentralizando suas sedes a fim de atingir todo o território nacional.
A grande missão do complexo educacional é oferecer cursos de capacitação profissional para que mais pessoas estejam habilitadas a prestar serviço industrial dentro das exigências do mercado. Para isso, o instituto, além de promover educação, é um grande centro de pesquisas que busca entender as necessidades do cenário atual da indústria e, a partir disso, oferecer programas, cursos e materiais com visíveis benefícios para o setor.
Além do viés técnico, o SENAI incentiva que seus próprios alunos se tornem pesquisadores. Isso significa que o instituto não forma apenas profissionais, mas novos colaboradores que irão promover o desenvolvimento do setor e suas tecnologias. Assim, a competitividade da indústria brasileira se mantém em alto padrão, bem como os estudantes podem se beneficiar de uma formação humanizada, com incentivo a uma busca constante por mais conhecimento.
Não é à toa que o SENAI se tornou referência internacional, atendendo em mais de 3 mil municípios brasileiros e mantendo o segmento em constante progresso no país. Por esse motivo, a Brother se uniu ao instituto para complementar os cursos, oferecendo ferramentas práticas aos profissionais em formação, bem como incentivando o estudo profissionalizante e técnico.
Enquanto o SENAI prepara novos profissionais e pesquisadores sobre as tecnologias do setor, a Brother oferece produtos que fazem parte da rotina industrial. Por isso, a união é uma das mais assertivas, unindo o conhecimento teórico às soluções práticas, a fim de formar técnicos completos.
Os rotuladores Brother são voltados à identificação industrial, setor elétrico e cabeamento estruturado. Em vista disso, foi firmada uma parceria com a unidade do SENAI Barueri, que é especializado em cursos para eletricistas, e com o SENAI Suíço Brasileira, que é focado na área de telecomunicações.
A parceria acontece através de webinars educativas sobre a identificação e como organizar fios e cabos de cada área de atuação. Assim, os professores do SENAI ensinam as técnicas, normas e procedimentos para a confecção do conteúdo e sua aplicação em cada sistema e a equipe da Brother fala sobre sobre seus rotuladores, explicando como é o manejo, criação de textos, impressão e conexão a dispositivos externos.
Instalações elétricas e datacenters são estruturas formadas por um amplo e complexo conjunto de fios e cabos. Por isso, ambos os sistemas possuem normas de padronização e exigem que pontos estratégicos sejam identificados, a fim de facilitar o processo de manutenção.
Para estruturar a instalação e identificá-la de maneira padronizada para que a interpretação seja unânime, os profissionais se baseiam em normas técnicas que possuem todas as especificações para cada tipo de cabeamento. Ou seja, no caso de datacenters, o guia principal de legendas é a ANSI/TIA/EIA 606, enquanto, para o setor elétrico, a consulta é feita na NBR-5410.
Obs: existem diversas normas para instalações de cabeamento estruturado e elétrica. Consulte as adequadas para cada sistema.
O grande desafio da identificação desses sistemas é manter o conteúdo legível e as fitas intactas. Ou seja, as etiquetas precisam suportar as condições do ambiente, mesmo que sejam as mais adversas, como alta temperatura e exposição a resíduos, sem perder a qualidade do material. Só assim é que a manutenção será otimizada, permitindo que o texto seja lido com clareza pelo profissional que irá revisitar a instalação.
A Brother oferece uma ampla gama de etiquetadoras e rotuladores industriais para facilitar o processo de identificação. O PT-E500VP, por exemplo, tem recursos indispensáveis para agilizar a rotina dos profissionais. O equipamento é portátil, possui teclado incluso para a confecção do conteúdo diretamente no aparelho e imprime etiquetas de até 24mm de largura. Além disso, a Brother utiliza as fitas laminadas TZe, que garantem muito mais durabilidade, flexibilidade e resistência às condições mais adversas. Ou seja, a identificação permanece legível mesmo se exposta a altas temperaturas, abrasão, umidade etc.
Nas webinars, a Brother apresenta soluções como o PT-E500VP, explicando de forma prática como utilizar o rotulador e aproveitar todos os recursos que ele oferece. Assim, os profissionais se formam já sabendo qual é a ferramenta ideal para lhe acompanhar, bem como as melhores práticas de utilização em campo.
A parceria entre a Brother e o SENAI visa facilitar o acesso à empregabilidade e desenvolver o setor industrial no Brasil. Por isso, nossa dica é: mantenha-se em estudos e se equipe para o futuro!