Você conhece o patchwork? Trata-se de técnica simples, e ao mesmo tempo, muito versátil. É uma tendência super atual, que aguça a inspiração artística e é ideal para quem está entrando no mundo da costura.
Aqui, vamos te apresentar o que é o patchwork, dar algumas inspirações e como utilizar a técnica na máquina de costura para produzir com facilidade!
Patchwork nada mais é que a criação de um novo tecido a partir de pedaços de outros tecidos… calma, vamos explicar melhor! A técnica pode ser feita por meio de pequenos retalhos quadrados, tiras longas ou formas para fazer uma imagem ou um bloco. Os formatos mais comuns são os geométricos. Pense naquela colcha ou almofada que possuem retângulos coloridos e de texturas diferentes costurados: isso é patchwork.
Pode-se facilmente confundir quilting e patchwork. Mas calma, a gente explica! Quilting é o processo de costura de duas ou mais camadas para criar um material acolchoado mais espesso, visto muito em roupas de frio e cobertores. Sabe aquele cobertor que tem duas camadas, uma que parece um carneirinho e a outra que é mais grossa? Isso é quilting.
Embora sejam diferentes, nada impede que você junte quilting e patchwork, criando designs por meio de retalhos, com espessuras mais robustas!
Agora que você já sabe o que é patchwork, que tal se inspirar com essas ideias de produção? Mergulhe na criatividade e crie suas próprias peças de decoração!
1. Almofadas e colchas: para a confecção dessas peças, você pode usar o método Somerset, feito de forma esférica. Utiliza-se dois ou mais tecidos coloridos cortados em pequenos retângulos, que são dobrados em formas triangulares e costurados em um tecido de base.
2. Aplicação reversa: neste método, ao invés de costurar os retalhos na parte superior, você estiliza as camadas de tecido e costura o padrão na parte inferior. Depois disso, você revela a forma colorida final removendo o tecido extra.
3. Toalhas de centro de mesa: para esse tipo de produto, você pode customizar as barras, criando um gradiente de formas geométricas de retalhos, tecidos e texturas diferentes, por exemplo.
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Para unir os retalhos escolhidos, é fundamental recorrer a uma máquina de costura precisa e rápida - principalmente se a intenção for produzir em maior escala. Para isso, aqui vai um passo a passo de como você pode fazer patchwork na máquina de costura Brother:
Agora que você sabe o básico da técnica, você pode pesquisar e se inteirar mais sobre essa arte incrível, produzindo para uso próprio, alavancando o seu negócio ou aprimorando o seu hobby. Seja qual for a finalidade, procure as máquinas de costura ideais para a confecção de patchwork e crie lindas peças!