Transformar em arte o que seria descartado: essa é a beleza da costura criativa, modalidade de produção caracterizada pelo uso de retalhos para confecção de produtos exclusivos.
Apesar de ser uma atividade prazerosa para se ter como um hobby, existem diversas possibilidades de empreender com a técnica e aproveitar a onda de crescimento na busca dos consumidores por produtos personalizados. Por isso, a costura criativa pode ser a atividade para mulheres que buscam unir arte, negócios e praticidade!
Praticar alguma atividade que traga prazer é essencial para amenizar a rotina agitada de toda mulher moderna. Ao tirar um tempo para investir em si, o resultado é o bem-estar e a autoestima, que transcendem o exercício e impactam positivamente nas relações de trabalho, em casa e consigo mesma.
A costura criativa permite soltar a imaginação nas criações e explorar diversas formas de expressão, além de auxiliar na coordenação motora e concentração, exigidas durante o processo. Pensando em longevidade, é uma excelente alternativa para manter mente e corpo sãos!
Aliás, a atividade não beneficia apenas quem pratica, mas também ajuda o meio ambiente, uma vez que todo material que seria descartado é usado na confecção das peças, garantindo que a técnica seja sustentável.
Se você é uma mulher empreendedora e quer transformar o hobby da costura criativa em um negócio, saiba que as chances de sucesso são grandes. O mercado dos produtos personalizados está em alta, e essa é apenas a primeira de muitas vantagens da costura criativa para vender.
O procedimento pode ser feito em casa, o que facilita que a atividade seja inserida na sua rotina diária. Além disso, a personalização oferece exclusividade e permite a criação de produtos que tenham a identidade do cliente, atraindo cada vez mais consumidores.
A gama de possibilidades para empreender com costura criativa é enorme. Separamos algumas inspirações para te auxiliar no processo de escolha e identificação de qual categoria é mais a sua cara. Lembrando que é muito importante considerar o público alvo que você deseja atingir. Dito isso, vamos a elas:
Roupas em geral: escolha um nicho e trabalhe nas criações com foco direcionado. Por exemplo, roupas infantis. Esse é um mercado que sempre está aquecido. Seu público alvo, claro, serão as crianças, mas as estratégias de vendas devem ser direcionadas aos pais;
Bolsas: isso inclui carteiras, estojos e necessaires. O público alvo pode ser bem abrangente: estudantes, pessoas que viajam muito e trabalhadores em geral. Esses são itens que as pessoas adoram presentear, portanto, é uma boa oportunidade de escalonar de maneira rápida a divulgação do seu negócio;
Almofadas: público alvo adulto, provavelmente mulheres que gostam de decoração e estimam itens artesanais que demonstram sua personalidade através dos objetos da casa;
Itens para pets: donos de pets têm bichos de estimação como filhos e valorizam todo tipo de mimo e cuidado extra. Esse nicho tende a aumentar cada vez mais, além de ser um público que costuma ser fiel e duradouro;
Jogo americano: muito procurado por pessoas que gostam de decoração e de receber convidados em casa, principalmente mulheres adultas que têm costume de fazer mesa posta para refeições em família.
Depois de selecionar seu produto principal e o nicho para o qual você pretende direcionar seus esforços, vamos ao próximo passo que deve ser levado em consideração para abrir sua empresa de costura criativa: a escolha da máquina adequada.
Para começar, leve em consideração o que pretende criar. A principal característica da costura é o reaproveitamento de materiais, mas você precisa estabelecer qual tipo de retalho de tecido será usado: algodão, poliamida, elastano etc. Você também deverá ter em mente as técnicas que serão desenvolvidas: Patchwork? Quilting? Costura francesa? Lembre-se que, para ampliar o leque, o ideal é estudar um pouco de cada e incluir na sua produção.
Tendo respondido a essas perguntas, você conseguirá escolher a máquina de costura que atenderá à sua demanda e que irá oferecer conforto durante a produção. Por isso, avalie os recursos presentes em cada modelo - como velocidade, quantidade de pontos disponíveis, se é eletrônica ou mecânica etc - e selecione a opção que mais se adequa à forma como você gosta de trabalhar.
As vantagens da costura criativa para vender vão muito além desse texto. Busque conhecimento sobre o mercado e sobre as melhores práticas de empreendedorismo para que sua empresa seja um sucesso. O empenho e o esforço de abrir o próprio negócio são compensados pela liberdade financeira e independência. Vamos nos desafiar?