O ambiente industrial possui grande quantidade de máquinas, ferramentas e itens para a produção. Além da necessidade da manutenção de todos os equipamentos presentes no local, também é fundamental que haja avisos e instruções claras para maior segurança a todos os profissionais.
Para garantir tais cuidados, somente uma identificação visual pode sinalizar sobre manejo, data de manutenções para melhor controle e avisos de risco. Porém, como etiquetar máquinas em um ambiente tão adverso como a indústria?
A identificação industrial é a forma de distribuir informações visíveis em itens do local para auxiliar em manutenções e alertar sobre alguns cuidados. Com isso, é possível que mecânicos, eletricistas, projetistas e usuários possam fazer verificações e testes.
A identificação é feita por meio de etiquetas que contêm informações úteis da máquina, com dados sobre suas peças, fios, cabos e demais componentes. Além de conteúdo escrito, é possível, também, inserir símbolos para sinalização de segurança e até mesmo códigos QR para acessar mais detalhes sobre o equipamento.
Fazer a identificação correta auxilia na questão da manutenção. Um equipamento com data e detalhes do último reparo, previsão do próximo ajuste e outras informações permite que o controle seja mais efetivo, reduzindo possíveis problemas.
A segurança de um equipamento identificado também é maior, principalmente porque nas etiquetas haverá instruções de uso, risco e avisos para evitar acidentes.
Tudo isso traz mais organização e segurança à indústria, oferecendo benefícios como:
Aumento de produtividade: um equipamento identificado com instruções de uso tem o seu manuseio simplificado, rápido e mais seguro. Além disso, ele recebe manutenções preventivas e fica menos tempo parado para reparos.
Economia: identificar um equipamento, principalmente na sua manutenção, faz com que futuras vistorias sejam mais rápidas e também mais eficazes. Isso porque os reparos de rotina são melhor controlados, garantindo maior vida útil ao equipamento e, consequentemente, economizando com problemas maiores.
Prevenção contra problemas técnicos: a máquina identificada é melhor utilizada e conservada, já que terá o seu uso feito da forma correta. Isso previne que ela tenha problemas técnicos por má utilização, exigindo reparos antes do previsto.
O processo deve ser prático, padronizado e ágil, para que todas as máquinas sejam identificadas corretamente e com atualizações a cada manutenção. Por isso, a etiqueta deve ser padronizada, bem como resistente para aderir bem à superfície, não desbotar nem rasgar. Você pode seguir este passo a passo para uma identificação correta e eficaz:
A identificação correta de máquinas industriais está atrelada com a segurança na operação e otimização no trabalho. A agilidade nas manutenções preventivas, vistorias, testes e o melhor uso do equipamento, proporcionados pelas etiquetas informativas, também aumentam sua vida útil.
Por isso, não deixe de buscar soluções completas para padronizar e agilizar a criação de etiquetas para a identificação das máquinas do seu setor.