Se você é um profissional autônomo, sabe da dificuldade que é na hora de registrar e disponibilizar um orçamento para os clientes. Ter que voltar para a empresa ou ir para uma papelaria imprimir a cotação ou algum outro documento atrapalha o desenvolvimento do trabalho.
Por outro lado, fazer a tabela de preços manuscrita, além de não demonstrar profissionalismo, traz riscos de falta de legibilidade, desuniformidade e até ocasionais erros ortográficos. Por isso, os processos digitais e a impressão em campo são fundamentais em tempos de tecnologia. Mas como aplicar isso nos seus orçamentos?
É importante elaborar o melhor modelo de orçamento para manter o profissionalismo. Pensando nisso, separamos dicas de como criar e quais informações devem constar no seu modelo:
Descrição do serviço ou dos produtos: é importante inserir todos os detalhes que o cliente precisa saber através de ordens de serviço com o escopo do trabalho e a quantidade de itens.
Valores: no caso de um serviço, informe o valor total, com a mão-de-obra e os materiais inclusos. Caso seja um produto, é importante apresentar o valor unitário de cada item e o total da soma.
Condições de pagamento: é importante colocar as possíveis e as condições de pagamento: à vista ou a prazo, em quantas vezes pode ser feita a compra, se pode ser pago com cartão de crédito ou débito, transferência, boleto, descontos etc.
Prazo de validade do orçamento: os valores dos produtos e serviços sofrem alterações com o passar do tempo, por isso, é importante adicionar um prazo de validade para cada orçamento. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o prazo mínimo deve ser de 10 dias.
Informações do cliente: mostrar que o orçamento é exclusivo para cada cliente demonstra mais profissionalismo, por isso, é importante incluir os dados do cliente na proposta, como o nome, e-mail e telefone.
Contatos: não se esqueça de incluir o mais importante no orçamento - os seus contatos. Informe seu telefone, e-mail ou outros canais de contato para que o cliente entre em contato sempre que precisar.
Com a evolução tecnológica, surgiram as impressoras térmicas portáteis, que facilitam a vida de muitos trabalhadores autônomos. A partir dessa tecnologia, não é mais preciso se deslocar até uma impressora fixa para ter um orçamento em mãos.
Poder contar com uma impressora sempre que precisar já é uma grande vantagem para quem trabalha visitando os clientes, porém, os benefícios não param por aí. Esses equipamentos ainda contam com muitas outros benefícios, como:
Impressão de orçamentos em qualquer lugar: seja na empresa do seu cliente, dentro do carro ou no restaurante enquanto você almoça, com a impressora portátil de mão você pode imprimir quando e onde quiser, sem se preocupar em perder tempo voltando para a empresa.
Economia com suprimentos: a impressora térmica direta não necessita de cartuchos de tinta ou toners para funcionar. Ela faz impressão através do calor, por isso, você não precisa se preocupar e nem gastar com a reposição desses suprimentos.
Agilidade de impressão: sem a necessidade de se deslocar até a sede da empresa para imprimir um orçamento, a impressão térmica portátil possibilita que todos os processos do atendimento sejam feitos na hora: do orçamento ao relatório final.
Versatilidade de conexão: por ser uma impressora portátil, ela conta com versatilidade de conexão, permitindo que você se conecte com diversos dispositivos através de USB, Wi-Fi ou Bluetooth.
Tamanho compacto: por ser uma impressora portátil, seu tamanho é reduzido, facilitando o transporte do equipamento e facilitando na hora de guardar a máquina.
Pensando na otimização da produção de orçamentos dos profissionais autônomos, as impressoras térmicas portáteis são a melhor opção. E a Brother conta com dois modelos incríveis, ideais para o dia a dia de quem trabalha em campo e precisa de agilidade e praticidade na hora de imprimir orçamentos e outros documentos para os clientes. Conheça melhor as impressoras PJ763 e PJ773:
Conectividade via USB e Wi-Fi
Resolução de 300 dpi
Impressão de até 8 páginas por minuto
Compacta com 26 cm x 6 cm x 3 cm
Bateria com duração de até 600 páginas
Não perca mais tempo voltando para o escritório, para casa ou indo a uma papelaria para imprimir o orçamento do seu cliente. Poder contar com documentos em mãos, onde estiver, de forma rápida e fácil é fundamental para a correria do dia a dia dos profissionais autônomos.