A costura reserva infinitas possibilidades de criação. A dança que as agulhas fazem no tecido traçando o caminho das linhas gera resultados inimagináveis: de uma simples camiseta a peças complexas e cheias de detalhes. E não para por aí: existem diversos pontos que dão características específicas para cada produção.
Diante de tantas possibilidades, há diferentes tipos de máquinas de costura para variar os pontos. Se você tem um atelier ou se interessa pelo segmento têxtil, provavelmente já ouviu os termos “overlock”, “interlock” e “ultralock” para classificar equipamentos. Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Calma, nós vamos explicar!
A finalidade de todos os modelos é sempre a mesma: costurar e, ao mesmo tempo, gerar o acabamento das bordas (chamado chuleio) para evitar que o tecido desfie. Para isso, são utilizados dois grupos de fio: um alimentado pela agulha e outro pelo looper.
A diferença entre overlock, interlock e ultralock se dá pelo tipo de ponto produzido e a demanda: industrial ou doméstica.
Oras, mas se todas as máquinas costuram e fazem acabamento ao mesmo tempo, é necessário se preocupar em qual modelo escolher? A resposta é SIM! Para cada tipo de produção e demanda, haverá um equipamento que atenderá melhor às necessidades. Pensando nisso, vamos explicar com mais profundidade o overlock, interlock e ultralock:
As máquinas overlock são aquelas que, ao mesmo tempo que costuram, geram o acabamento para não desfiar. O modelo básico possui dois pedais: um para controle de velocidade e outro para levantar o pé calcador. Na maioria das vezes, os equipamentos operam com uma agulha e trabalham com 3 fios, 2 linhas de overloque que passam pelos loopers e 1 linha comum que passa pela agulha. Com o avanço da tecnologia, as máquinas estão cada vez mais ágeis e são comumente usadas para fins industriais ou semi industriais. A overlock pode ser destinada para a produção de tecidos leves a razoavelmente pesados. No entanto, para tecidos muito grossos, é indicada a subdivisão desse tipo de máquina de costura: a interlock.
Pode-se definir como a versão 2.0 da overlock. Esse modelo opera com duas agulhas e quatro fios, permitindo trabalho em tecidos muito pesados. O equipamento também faz overlock, gerando pontos retos para o acabamento e o ponto de segurança é mais afastado, o que a faz ser ideal para ambientes industriais e produção padronizada em massa.
Ao contrário dos modelos industriais, as máquinas de costura ultralock, também conhecidas como domésticas, são mais versáteis em pontos: podem ser mais largos, estreitos, costura reta no meio, pontos de overlock cadeia e até pontos de segurança, mas não tão afastados quanto os gerados pelos modelos interlock. O equipamento opera com duas agulhas e pode ser trabalhado com dois fios e duas linhas.
Sabendo como cada máquina de costura funciona, fica mais fácil definir qual resultado será gerado por cada uma delas. Separamos, aqui, alguns exemplos:
Peças feitas por máquinas interlock: o modelo é ideal para tecidos grossos e costuras robustas que precisam de uma estrutura própria para fixação. Um bom exemplo são as peças em jeans.
Peças feitas por máquinas ultralock: o modelo é muito utilizado para tecidos elásticos, mas também garante bom acabamento em peças de tecido plano, dando mais possibilidades de pontos de acabamento (além do famoso zigue-zague).
A Brother 3534DT é uma poderosa máquina de costura overlock doméstica. Com ela, além de mais agilidade no processo, você garante variedades que atendem a todos os gostos. Com pontos overloque para acabamentos planos e pontos decorativos para enfeitar bainhas enroladas, costuras firmes e uma alimentação diferencial do tecido, sua produção ficará ainda mais versátil!
A máquina ainda te dá a opção de trabalhar com 3 ou 4 linhas nas duas agulhas operantes. Como se não bastasse, o equipamento é portátil e te permite explorar novos horizontes de empreendedorismo! Veja outras características da 3534DT:
Método de passagem de linha simples;
Temos uma variedade imensa de máquinas de costura: das mais básicas às mais robustas. Seja para hobby ou empreendimento, invista em qualidade e tecnologia e faça sua produção aumentar!