Se você faz trabalhos com costura, seja de maneira profissional ou por hobby, sabe que esse universo oferece muitas possibilidades de criação e variados estilos de produção.
Mas, independentemente disso, uma premissa que circula todas as áreas do ofício é que investir em equipamento adequado pode elevar a qualidade e o acabamento das peças. Pensando nisso, é fundamental saber quais são os tipos de pontos de costura possível de se fazer na máquina para poder colocá-los em prática. Vamos lá?
Usar uma máquina de costura em seu atelier permite uma produção mais ágil, profissional e prática, garantindo um resultado preciso e padronizado com a distância exata entre os pontos. Além disso, o equipamento possibilita criar mais peças em menos tempo, o que é determinante para o sucesso do negócio, já que você pode surpreender seus clientes com um prazo de entrega mais curto.
Você também pode usar a máquina para fazer junção de tecidos, acabamentos e, melhor ainda, usar os pontos decorativos para dar mais vida e personalidade às suas criações. E quem não gosta de comprar produtos exclusivos para si ou para presentear, não é mesmo? A customização pode ser um grande potencializador do seu negócio para atrair mais clientes ou para impressionar e agradar parentes e amigos, caso faça por hobby.
Por hobby ou negócio, independente da finalidade, a máquina de costura facilita e agiliza a rotina do seu atelier, além de permitir peças muito mais exclusivas e criativas. Mas é fundamental saber o que é possível produzir com ela! Veja abaixo os tipos de pontos de costura e suas respectivas características.
O ponto de costura overlock tem como característica a costura simultânea ao chuleio. Ou seja, a máquina une as extremidades do tecido ao mesmo tempo em que realiza o acabamento da peça, evitando que as pontas desfiem e conferindo muita agilidade e eficiência para o trabalho. O ponto também garante flexibilidade e não estoura a linha do material mesmo se esticada.
Existem calcadores e pontos que simulam o overlock, mas para realizar o trabalho com um acabamento de melhor qualidade, o ideal é investir em uma máquina de costura overlock adequada para fazer esse tipo de ponto - além dos comuns e decorativos.
Investir em inovação e novas práticas de costura pode abrir muitas portas para seu atelier. Mesmo que você seja iniciante ou tenha a prática como um hobby, possuir os equipamentos adequados para criar trabalhos diferentes e personalizados pode ser um grande diferencial para seu público.
Quanto mais tipos de pontos de costura você conhecer, mais poderá produzir com criatividade e vender roupas e outras peças exclusivas e sob medida para atender seus clientes!