Profissão costureira! Um ofício que existe há muitos anos e ainda é tão presente em nossas vidas. Se você é uma mulher empreendedora, saiba que para começar nesse mercado, existem muitas vantagens, como o baixo investimento, a possibilidade de trabalhar em casa e a flexibilidade de horário.
Mas com certeza você deve estar se perguntando o principal: “Como divulgar meu trabalho de costura?”. Com uma pitada de criatividade, planejamento e nossas dicas, você pode se destacar. Vamos te ajudar com algumas estratégias de comunicação e divulgação.
Segundo o Sebrae, as costureiras estão ressurgindo no mercado e o setor têxtil está entre os de maior potencial de expansão. O mais importante enquanto está planejando sua carreira é definir qual público quer atingir. Existem dois caminhos:
1) O público define os produtos
Se você optar por um negócio local, na comunidade, por exemplo, será necessário avaliar o perfil do público para começar a produzir o que eles mais procuram. Quais tendências eles gostam ou quais podem virar moda? Se preciso, faça algumas entrevistas.
2) Produtos guiam a divulgação
Se você já sabe o produto que quer confeccionar (por exemplo, roupas infantis, roupinhas para pets), pesquise onde você pode encontrar seu público, que pode ser bem específico. A internet é um excelente caminho, pois existem comunidades, grupos ou perfis que podem responder muitas questões para seu negócio, além de serem alvos para suas divulgações quando seu negócio estiver estabelecido.
Depois que você definiu qual produto quer desenvolver e qual público atingir, é hora das estratégias de marca para que você possa planejar a divulgação de forma mais assertiva.
A internet ainda é o melhor caminho! O setor de vendas online atingiu R$ 2,3 bilhões com um crescimento de negócios fechados de quase 80% em 2021 (dados NuvemShop). Portanto, na hora de pensar em divulgação, pense em estratégias digitais. E siga as dicas:
Crie um nome forte para seu negócio e que seja fácil de memorizar. Também é válido pensar em nomes para coleções de peças, a fim de expressar conceito e essência, bem como montar um lançamento que gere curiosidade ao consumidor.
Antes de sair por aí divulgando seu trabalho, pense em uma identidade visual. Um logotipo com cores harmônicas, tipo de fonte que vai utilizar nos seus materiais, uma arte diferenciada para seus posts e, por que não, criar um site para colocar seus produtos?
A opinião do público é sempre muito importante, não deixe de responder os comentários. Os amigos próximos e pessoas do setor também devem ser levadas em consideração. Procure ler, ouvir e absorver o que as pessoas estão dizendo sobre o desenvolvimento da sua marca ou coleção. Aprenda com eles e considere fazer melhorias.
O mundo da costura precisa ser visual! A imagem é o primeiro passo a ser pensado quando falamos em divulgação. Fotos boas e também uma descrição detalhada das peças ou produtos farão diferença. Para o segmento da moda nas redes sociais, pense em passar dicas, combinação de cores e peças e até mesmo acessórios para usar com suas roupas. Para outros produtos, busque mostrar como eles ajudam no dia a dia, quais os diferenciais eles oferecem e apresente todos os motivos para investir no item.
Tudo bem que você já tenha decidido quais produtos vai investir, mas sempre é hora de ousar e inovar quando falamos de costura. Mesmo com boas estratégias de divulgação, lembre-se que a concorrência é grande, por isso, é necessário oferecer diferenciais. Confira:
Segundo a Abit, o Brasil está entre os quatro maiores produtores de malhas do mundo. Só o nosso varejo de moda chega a movimentar 115 bilhões ao ano, além disso, temos uma cadeia têxtil completa que vai desde a produção das fibras, fiações e tecelagens até a confecção final.
Então, agora que você já tem as dicas de como divulgar o seu trabalho e já conferiu que o setor está muito aquecido, é só escolher as ferramentas corretas, investir em uma boa máquina de costura e usar seu talento para começar seu negócio. Ah, e não se esqueça de incluir produtos inovadores, pois são eles que darão destaque ao seu negócio!