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#conteudopraelas: como divulgar meu trabalho de costura e me destacar?

Escrito por Equipe Brother | 23/12/2022 12:00:00

Profissão costureira! Um ofício que existe há muitos anos e ainda é tão presente em nossas vidas. Se você é uma mulher empreendedora, saiba que para começar nesse mercado, existem muitas vantagens, como o baixo investimento, a possibilidade de trabalhar em casa e a flexibilidade de horário.

Mas com certeza você deve estar se perguntando o principal: “Como divulgar meu trabalho de costura?”. Com uma pitada de criatividade, planejamento e nossas dicas, você pode se destacar. Vamos te ajudar com algumas estratégias de comunicação e divulgação.  

 

Encontrando o público para divulgar o trabalho

 

Segundo o Sebrae, as costureiras estão ressurgindo no mercado e o setor têxtil está entre os de maior potencial de expansão. O mais importante enquanto está planejando sua carreira é definir qual público quer atingir. Existem dois caminhos: 

 

1) O público define os produtos

Se você optar por um negócio local, na comunidade, por exemplo, será necessário avaliar o perfil do público para começar a produzir o que eles mais procuram. Quais tendências eles gostam ou quais podem virar moda? Se preciso, faça algumas entrevistas. 

 

2) Produtos guiam a divulgação

Se você já sabe o produto que quer confeccionar (por exemplo, roupas infantis, roupinhas para pets), pesquise onde você pode encontrar seu público, que pode ser bem específico. A internet é um excelente caminho, pois existem comunidades, grupos ou perfis que podem responder muitas questões para seu negócio, além de serem alvos para suas divulgações quando seu negócio estiver estabelecido.

 

Como divulgar meu trabalho de costura?

 

Depois que você definiu qual produto quer desenvolver e qual público atingir, é hora das estratégias de marca para que você possa planejar a divulgação de forma mais assertiva.

A internet ainda é o melhor caminho! O setor de vendas online atingiu R$ 2,3 bilhões com um crescimento de negócios fechados de quase 80% em 2021 (dados NuvemShop). Portanto, na hora de pensar em divulgação, pense em estratégias digitais. E siga as dicas:

 

Crie sua marca 


 

Crie um nome forte para seu negócio e que seja fácil de memorizar. Também é válido pensar em nomes para coleções de peças, a fim de expressar conceito e essência, bem como montar um lançamento que gere curiosidade ao consumidor.

 

Faça uma identidade visual e de comunicação


 

Antes de sair por aí divulgando seu trabalho, pense em uma identidade visual. Um logotipo com cores harmônicas, tipo de fonte que vai utilizar nos seus materiais, uma arte diferenciada para seus posts e, por que não, criar um site para colocar seus produtos?

 

Aprenda com os comentários


 

A opinião do público é sempre muito importante, não deixe de responder os comentários. Os amigos próximos e pessoas do setor também devem ser levadas em consideração. Procure ler, ouvir e absorver o que as pessoas estão dizendo sobre o desenvolvimento da sua marca ou coleção. Aprenda com eles e considere fazer melhorias. 

 

Mídias sociais: faça postagens com boas fotos e dicas



O mundo da costura precisa ser visual! A imagem é o primeiro passo a ser pensado quando falamos em divulgação. Fotos boas e também uma descrição detalhada das peças ou produtos farão diferença. Para o segmento da moda nas redes sociais, pense em passar dicas, combinação de cores e peças e até mesmo acessórios para usar com suas roupas. Para outros produtos, busque mostrar como eles ajudam no dia a dia, quais os diferenciais eles oferecem e apresente todos os motivos para investir no item.

 

5 diferenciais para se destacar

 

Tudo bem que você já tenha decidido quais produtos vai investir, mas sempre é hora de ousar e inovar quando falamos de costura. Mesmo com boas estratégias de divulgação, lembre-se que a concorrência é grande, por isso, é necessário oferecer diferenciais. Confira:

  1. Consertos e reformas de roupas é um serviço sempre muito procurado, afinal é comum encontrar pessoas que desejam eliminar algum defeito, ajustar a modelagem ou simplesmente customizar uma peça. Investir nessa possibilidade pode ajudar a promover ainda mais seu trabalho;

  2. Faça um bom estudo de como precificar costura para não errar na margem de lucro. Esteja atualizada com preços de fornecedores e não esqueça que seu tempo também custa;

  3. Para reforçar suas redes sociais, considere ser a melhor amiga de uma câmera e criar um canal no YouTube. Com ele, você pode aprofundar na educação e ensinar outras pessoas sobre sua arte;

  4. Abra a possibilidade de fazer peças sob demanda e personalizadas. Pense em produtos para esse nicho, por exemplo, uniformes, bolsas e mochilas com nome da empresa e funcionários;

  5. Equipe-se para ter mais qualidade e agilidade. Se você é uma mulher empreendedora que está pesquisando sobre iniciar a atividade de costura, procure saber mais sobre máquinas e acessórios. Sua escolha deve ser assertiva, pois é possível encurtar o tempo de produção até de itens muito personalizados.



Aprender como divulgar seu trabalho é essencial, mão na massa!

 

Segundo a Abit, o Brasil está entre os quatro maiores produtores de malhas do mundo. Só o nosso varejo de moda chega a movimentar 115 bilhões ao ano, além disso, temos uma cadeia têxtil completa que vai desde a produção das fibras, fiações e tecelagens até a confecção final. 


Então, agora que você já tem as dicas de como divulgar o seu trabalho e já conferiu que o setor está muito aquecido, é só escolher as ferramentas corretas, investir em uma boa máquina de costura e usar seu talento para começar seu negócio. Ah, e não se esqueça de incluir produtos inovadores, pois são eles que darão destaque ao seu negócio!