Se você é empreendedora de costura, sabe o quanto a criatividade é importante para que suas peças se destaquem em meio à tanta oferta no setor. Como você tem se diferenciado? Como está seu processo criativo? O Sucesso de uma marca está ligado ao seu diferencial, que a torna única no mercado.
Confira alguns processos para você aprender como ser criativa sempre e produzir as peças mais inovadoras.
Com tantas tarefas do dia a dia de uma mulher moderna, parece até difícil pensar em como ser criativa e saber inovar. Mas pense que a criatividade também está relacionada em encontrar soluções de problemas cotidianos, tomar decisões e criar processos diferenciados na sua rotina de empreendedora. Ou seja, você pode exercitar suas ideias em casa e no trabalho.
Pense em opções diferentes e como você pode inovar, pois a forma como você lida com seus desafios podem refletir na criatividade de sua costura também. Algumas dicas são:
Muita leitura: leia livros e faça pesquisas. É importante abastecer o “estoque de conhecimento” para buscar soluções;
Ouse e arrisque-se. Conhece o ditado “vai com medo mesmo?”. A criatividade permite explorar o desconhecido.
Experimente o novo: conhecimentos incomuns trazem novas sensações, que podem também resultar em ideias inovadoras.
Troque o erro por tentativa. Não existe certo e errado, aliás, é impossível fazer tudo certo sempre e tentar significa ter possíveis soluções sem grandes frustrações.
E pra te animar, saiba que o Brasil está entre os maiores produtores de criatividade do mundo. Esses são dados do Guia do Empreendedor Criativo do Sebrae. Que tal você entrar nessa estatística?
Primeiramente, descarte a ideia de que você não é criativa. Você pode treinar com algumas boas práticas relacionadas ao seu trabalho de costura criativa. Acompanhe:
Quando falamos em costura criativa, essas duas palavras caminham juntas. Saber usá-las faz diferença na criação de peças únicas.
Algumas vezes, na ânsia de fazer um produto exclusivo, você pode acabar produzindo demasiadamente, mas sem sucesso. Pare, respire, reconecte-se com sua marca.
O que você considera ser uma ideia ruim pode ser reaproveitada, reciclada. Não jogue nada fora. Dê uma chance para que ela vire um novo projeto.
Que tal se presentear quando chegar em uma peça inovadora? Uma recompensa não faz mal à sua estima, não é? Só não exagere para não correr o risco de banalizar sua criatividade.
Seu ambiente de trabalho diz muito sobre sua criatividade. Olhe seu atelier, ele é inspirador? Não precisa ter um local grande, mas a organização pode ser uma grande aliada. Tenha um ambiente gostoso de trabalhar, com imagens que te inspirem.
Passe a olhar seus materiais de forma diferenciada. Cada linha, botão e tecido são únicos. Lembre-se que a costura criativa nasceu da costura tradicional, só que com seu toque de ousadia, ela pode se tornar diferenciada.
E por último, não se frustre nas primeiras tentativas de fazer costura criativa para vender. Comece pelo simples e não desista.
Existem muitas técnicas para aguçar a criatividade. Mas enxergar oportunidade onde os demais não veem te dá a chance de sair na frente para ter uma linha de costura inovadora. Como fazer isso? Pesquisando por técnicas diferenciadas e recursos que facilitam o dia a dia da mulher empreendedora.
Sua grande aliada, a máquina de costura, precisa facilitar seu processo de criação. Existem equipamentos que possuem pontos decorativos na memória - além dos utilitários - que são fáceis de usar e facilitam a rotina, que já é tão agitada. Existem muitos modelos de máquinas compactas, que são ideais para montar um atelier dentro da sua própria casa, economizando tempo.
Pesquise bastante por soluções que facilitem seu trabalho de costura criativa, uma vez que o investimento é fundamental para que seu trabalho seja rentável. Pense sempre em produtividade, custo e qualidade para que, assim, seja possível colocar sua criatividade em prática.
Designer, conceito, criatividade e uma boa máquina de costura: com esse conjunto de técnicas, você está pronta para desenvolver uma linha de costura criativa e tocar um negócio diferenciado. No começo, as peças podem não sair como esperado, mas a persistência será seu foco para não desistir.
Esteja em constante aprendizado, pois a costura é dinâmica e a moda se atualiza a todo instante!