Quando falamos em ambiente de trabalho, existem dois grandes desafios: desenvolver bem suas tarefas e manter o espaço profissional organizado. Geralmente, o segundo ponto acaba não sendo uma prioridade, embora seja extremamente importante.
O problema é que administrar grandes quantidades de papéis, livros e pastas, muitas vezes em espaços pequenos, não é tão simples e demanda tempo. Não importa se estamos falando de home office, mesa de escritório ou salas corporativas de grandes e pequenas empresas, arrumar o ambiente requer atenção. Mas nós vamos te ajudar a tornar essa rotina muito mais fácil!
Viver em um ambiente organizado promove mais bem-estar e qualidade de vida. Com o trabalho, não é diferente. Além destes benefícios, um espaço bem arrumado melhora as condições de se concentrar e se desenvolver, trazendo benefícios como:
Melhora na produtividade: com mesa e arquivamento de documentos bem arrumados, o profissional ganha mais tempo para encontrar o que precisa. Logo, também tem mais tempo para produzir o que precisa;
Promoção de saúde: deixar papéis e outros objetos acumulados e bagunçados causa acúmulo de poeira e eventuais insetos. Isso pode ocasionar alergias e outras doenças a longo prazo, além de estresse e desgaste mental;
Demonstração de profissionalismo: desorganização no ambiente externo reflete a desorganização do ambiente interno. Sendo assim, seu local de trabalho tem o poder de demonstrar sua postura enquanto profissional.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”. Analisando essa definição, é possível dizer que o bem-estar vai muito além do corpo, como é comum pensarmos.
A saúde mental é conquistada através de práticas no dia a dia que nos tornem mais calmos e tranquilos. Viver e trabalhar em um ambiente organizado evita o estresse de não encontrar o que procura e acumular itens desnecessários, que já não agregam em nada.
Para organizar o escritório, é preciso apenas começar. Mas por onde? Veja o passo a passo a seguir e descubra:
Organizar seu ambiente de trabalho é o primeiro passo. Mas, e depois? Como fazer para mantê-lo arrumado? Basta seguir uma estratégia simples: utilizar etiquetas impressas por rotuladores domésticos, que identificam arquivos e pastas e trazem mais sentido às categorizações.
As etiquetadoras e rotuladores domésticos padronizam os identificadores, além de possuírem fontes e símbolos variados para personalizar o conteúdo. Além disso, por ser possível criar etiquetas em poucos minutos, a economia de tempo é certa.
Ao etiquetar seus arquivos, fica muito mais fácil encontrar as categorias que você já criou justamente para facilitar o acesso. Tudo isso garante otimização e produtividade para sua rotina de trabalho, além de demonstrar profissionalismo.
Organizar o ambiente em que se trabalha promove saúde, bem estar e melhora a produtividade. Por isso, mantenha-se informado sobre as melhores práticas de arrumação e aplique-as no seu dia a dia pessoal e profissional!