No momento de compra de equipamentos para a empresa, é comum que surja certa indecisão quanto ao modelo que atenderá melhor às necessidades. A impressora laser e a impressora LED são dois equipamentos semelhantes, pois as duas utilizam toner como suprimento, que é um pó fixado no papel quando derretido, além do tambor fotossensível, que é a peça responsável por transferir o toner à folha.
Ambas as impressoras possuem uma operação rápida. Mas embora sejam parecidas, as máquinas possuem algumas diferenças. A seguir, vamos te ajudar a entender melhor sobre elas!
A diferença entre a impressora laser e impressora LED é a tecnologia de iluminação do tambor fotossensível para derreter o toner e transferi-lo para o papel. Ou seja, a forma como o pó é aquecido para ser fixado à superfície final é o que muda: uma utiliza o laser e a outra utiliza o LED como fonte de luz.
O funcionamento de uma impressora laser ocorre por meio de um feixe de laser que se move para frente e para trás no tambor. Já a iluminação da impressora LED acontece através de uma série de LEDs que piscam toda a linha de uma vez, compondo o conteúdo por meio de pontos - ideal para cores.
Vale lembrar que, na Brother, os modelos LED são sempre impressoras coloridas.
É muito comum que a tecnologia laser seja a escolhida como a impressora para escritório, papelarias, gráficas, entre outras empresas que possuem um grande número de circulação de documentos, principalmente, monocromáticos. Isso porque o modelo oferece excelente resolução e agilidade.
Veja abaixo alguns benefícios deste equipamento:
Como a impressora laser possui apenas uma fonte de luz, cada pixel recebe a mesma quantidade de iluminação. Em outras impressoras, isso pode sofrer variações e refletir no resultado final da impressão.
A tecnologia de impressão laser permite fazer pontos menores que resultam em uma ótima resolução, sendo a opção que garante mais legibilidade. Inclusive, não há riscos de ter materiais borrados e nem encontrar resíduos de tinta no papel.
Uma impressora laser possui um investimento inicial mais elevado. No entanto, terá um ótimo custo benefício a longo prazo.
As impressoras a laser utilizam toners como suprimento para seu funcionamento. Eles apresentam uma ótima durabilidade, são mais econômicos e de baixo custo. Além disso, as manutenções também ocorrem com menos frequência, diminuindo gastos com tempo.
Assim como a impressora laser, a impressora LED é recomendada para locais que necessitam de grandes quantidades de impressões, como um escritório de advocacia, por exemplo. É ideal para quem está à procura de economia e também de uma máquina que não precise de muito espaço para ser instalada, além dos modelos imprimirem a cores. Veja abaixo as suas vantagens:
Algumas máquinas podem causar uma dor de cabeça quando o assunto é manutenção de impressora. No entanto, com os modelos LED, não há com o que se preocupar. O processo é feito de maneira simples, já que a máquina não possui peças móveis.
A operação da impressora LED é uma das mais silenciosas, ideal para locais de concentração. Mais uma vez, o motivo pelo qual ela não faz barulho é porque ela não possui peças móveis no cabeçote de impressão, evitando que algum componente se mova.
Além disso, a impressora é de tamanho compacto. Sendo assim, também é uma boa opção para quem está em home office ou estuda em casa, pois acomodar o equipamento não será um desafio e o silêncio do lar será mantido.
Além da qualidade, economia é o que sempre buscamos. Assim como a impressora laser, a LED também é econômica já que o suprimento utilizado para seu funcionamento é o mesmo - o toner - que possui alta durabilidade, é mais barato na compra e entrega excelência em resolução.
💡 Os equipamentos LED da Brother são da categoria de impressoras coloridas, portanto, são ideais para quem quer economia e cores na mesma máquina. Saiba mais sobre as soluções de impressoras e scanners corporativos.
Ambas as impressoras são excelentes e podem ser uma ótima solução, mas é preciso ter em mente que cada uma delas possui finalidades específicas. Para tirar o maior proveito do equipamento e ter as necessidades da empresa atendidas, é preciso entender bem quais são as suas demandas de uso.
Por isso, vamos conhecer mais sobre as impressoras ideais para empresas para não errar no momento da escolha?