Você se livrou da sua papelada física digitalizando seus arquivos, mas deixou inúmeros ícones na área de trabalho do seu computador? Verdade seja dita: a organização em pastas digitais não é a tarefa mais agradável do mundo, porém, pode auxiliar suas tarefas do dia a dia. Além disso, ao filtrar seus documentos digitalizados, você mantém a memória do seu dispositivo livre, evitando que registros que não precisam de uma vida útil longa fiquem ocupando espaço no HD.
O hábito de organizar as pastas é essencial para as demandas pessoais e, principalmente, para as profissionais. Com locais bem definidos, é possível criar um padrão para que os arquivos compartilhados sejam facilmente acessados por qualquer membro da equipe. Além disso, a tendência digitalizar documentos permite adotar as tendências que mais crescem no setor corporativo: o home office e o regime híbrido. Então, para te ajudar a criar segmentações claras que otimizem a rotina do seu grupo de trabalho, acompanhe as dicas que separamos no artigo!
Antes de saber como dispor seus arquivos no computador, é importante deixar toda a equipe na mesma página do porquê adotar a prática de organização depois de utilizar suas impressoras e scanners corporativos. Por isso, separamos alguns benefícios de escanear e guardar documentos com padronização:
Filtro: você consegue definir quais documentos digitalizados são mais importantes e precisam ficar salvos por mais tempo, fazendo backups apenas dos arquivos essenciais.
Visualização: além da organização, o visual mais limpo ajuda na concentração, afinal, as chances de distração com centenas de arquivos perdidos são muito maiores.
Manutenção: depois da primeira “limpa” feita no computador, fica mais fácil direcionar os documentos digitalizados para suas devidas pastas.
Para facilitar a tarefa de organização e ajudar a criar um padrão acessível, que tal botar em prática nossas dicas? Veja:
Armazenar todos os seus arquivos em um local só pode deixar a localização mais complicada. Por isso, faça pastas com divisão de assuntos, grau de relevância e tempo.
Crie um padrão identificável e busque detalhar resumidamente alguns dados dos seus arquivos, como datas e versões. Uma dica é criar, em paralelo, um catálogo com a forma como os documentos são nomeados. Esse guia, além de manter toda a equipe dentro do contexto, é essencial para colaboradores recém contratados.
Existem alguns documentos que são importantes, mas não são acessados diariamente. Para evitar confusão e liberar espaço do seu computador, a melhor opção é guardar esses arquivos em pen drives, cartão de memória ou HDs externos.
Se sua equipe trabalha remotamente, essa é, sem dúvida, a melhor alternativa. Além da possibilidade de seguir o mesmo padrão de organização (por pastas e nomes identificáveis), qualquer colaborador pode acessar os arquivos do seu dispositivo onde quer que esteja.
Lembre-se: no seu computador, a forma mais fácil de dispor arquivos é aquela com a qual você se identifica. Então, tudo aquilo que não interfere na rotina da equipe deve ser organizado da maneira que você considera mais prática e visualmente agradável.
💡 Lembre-se: Se precisar de um documento novamente em mãos, basta contar com a agilidade de uma impressora laser.
Nem sempre é possível fazer todas as tarefas no ambiente virtual. No entanto, se os papéis já estão assinados, guardados e ocupando espaço, é sinal de que está na hora de digitalizar documentos. Independentemente do tamanho do seu escritório, é indispensável manter seu ambiente de trabalho limpo, evitando pastas físicas e papeladas desnecessárias.
Para garantir que a digitalização seja de qualidade, é indispensável contar com um scanner profissional. O equipamento deve suportar suas demandas, assim, você pode escanear sem preocupações o volume de arquivos com o qual você costuma lidar com a certeza de que, mesmo no computador, terá um documento nítido, editável e de fácil acesso.
Pensando nisso, o scanner ADS-2800W Brother é projetado para pequenos escritórios, perfeito para demandas de grupos de trabalhos menores, pois conta com recursos como:
Velocidade de 40 ppm;
Conexão USB, Wireless e Ethernet Gigabit;
Tela touchscreen colorida de 3,7";
Ciclo diário de 3.000 folhas;
Digitalização 2 faces de uma única vez;
Suporte para soluções embarcadas para otimizar processos de negócios.
Já o ADS-3600W Brother é ideal para uso coletivo em grandes corporações, oferecendo possibilidades como:
Velocidade de 50 ppm;
Recursos de segurança avançados, conexão Ethernet, Wireless e NFC;
Ciclo diário de 5.000 folhas;
Digitalização 2 faces de uma única vez;
Suporte para soluções embarcadas para otimizar processos de negócios.
Depois de migrar seus arquivos físicos para o digital e organizar suas pastas, sua equipe agradecerá o momento dedicado para essa arrumação. Além disso, o fluxo de trabalho certamente irá fluir sem atritos e com muito mais praticidade.