O setor têxtil é um dos mais poluentes para o meio ambiente, por isso, torná-lo mais sustentável e ecologicamente correto está se tornado cada vez mais uma prioridade, tanto para as empresas quanto para a comunidade.
As pessoas estão buscando consumir os produtos de empresas que respeitam e se preocupam com a natureza e, consequentemente, as empresas estão investindo em tecnologias Eco-Friendly para a sua produção, priorizando materiais e técnicas mais sustentáveis. Mas como atingir essa meta na indústria têxtil?
Cenário atual da indústria têxtil
Hoje, a indústria têxtil gasta em torno de 93 trilhões de litros de água por ano, o que equivale a 4% da captação mundial de água doce. Além disso, segundo a Fashion on Climate, cerca de 2,1 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa foram emitidas pelo setor, que equivale a 4% das emissões globais.
Um estudo realizado pela Fundação Ellen McArthur apontou que cerca de 73% dos resíduos têxteis produzidos são queimados ou enterrados em aterros sanitários e apenas 12% vão parar na reciclagem. Segundo a Agência de Proteção Ambiental (EPA), de 1960 a 2015, os descartes do setor aumentaram 811%, saindo de 1,76 milhão para 16 milhões de toneladas.
Como tornar sua estamparia Eco-Friendly?
Através do investimento em tecnologias inovadoras, surgiram diversas formas de tornar a indústria têxtil Eco-Friendly para cuidar do meio ambiente. Separamos algumas dicas do que sua empresa pode fazer para reduzir os impactos à ambientais:
Buscar matéria-prima ecológica: existem inúmeras opções de matérias-primas ecológicas que podem ser utilizadas. Um exemplo são os tecidos, porque é possível utilizar fibras naturais, como algodão orgânico, cânhamo, linho, modal, seda de soja, seda de laranja, entre outros.
Utilizar técnicas mais sustentáveis: há técnicas de produção e estamparia digital mais sustentáveis, com equipamentos inovadores e tecnológicos. A impressão DTG é um exemplo que pode substituir outras que acabam produzindo resíduos.
Praticar a sustentabilidade: é fundamental evitar o desperdício de água, utilizar fontes de energia renováveis e reduzir os produtos químicos para praticar a sustentabilidade em sua empresa e torná-la Eco-Friendly.
Criar um ciclo sustentável: confeccionar peças que podem ser reutilizadas ou reaproveitadas, e adotar uma economia circular e a logística reversa é uma ótima forma de criar um ciclo sustentável.
Reutilizar retalhos: na indústria têxtil, para a confecção de algumas peças, acabam sobrando muitos retalhos de tecidos, e quando eles são descartados incorretamente, causam poluição com diversas consequências. Para evitar esses problemas, reutilizar esses retalhos para a criação de outras peças é uma ótima opção.
A impressora DTG ideal para sua estamparia
Para um processo mais sustentável na hora de estampar os produtos, a impressão DTG é a melhor opção. Pensando no futuro do meio ambiente, as impressoras GTX Pro e GTX Pro B da Brother são ideais para o varejo e para a indústria.
Elas possuem uma operação Eco-Friendly, porque usam menos água e dispensam matrizes intermediárias, que seriam descartadas após o uso. Além disso, oferecem diversas vantagens, como:
Curto tempo de preparação: a impressora DTG realiza a impressão direta no tecido, dispensando a necessidade de imprimir em uma matriz intermediária, o processo de estamparia é otimizado, tornando-se mais rápido.
Processos simples de impressão: as impressoras DTG funcionam como uma impressora convencional, então, se sua equipe sabe manusear um equipamento desses, provavelmente não terá dificuldades com a estamparia digital.
Projetos vibrantes e com qualidade: a impressão DTG oferece uma resolução fotográfica, com máxima qualidade, mantendo-se fiel ao desenho original e evidenciando a riqueza nos detalhes, tanto em imagens grandes quanto pequenas.
Flexibilidade com diferentes estilos: é possível produzir qualquer tipo de estampa, basta criá-la em um software de design e imprimi-la diretamente no tecido. Por isso, existe a possibilidade de confeccionar qualquer tipo de demanda e diferentes tipos de produtos.
Processo sustentável: a impressão DTG é uma técnica que utiliza menos água e energia elétrica quando comparada às demais, além de evitar o desperdício de tinta, já que a máquina direciona a quantia exata para estampar o tecido. Por fim, o processo não depende de papéis ou telas, o que significa menos descartes de materiais.
Maior produtividade: é possível ter mais agilidade com a impressão DTG, processando pedidos rapidamente. Devido ao curto tempo de preparação e ao processo de impressão simplificado, você pode encantar seus clientes com um atendimento otimizado que não compromete a qualidade.
Sem quantidade mínima ou máxima de produção: como a impressora DTG realiza a impressão em tecido, é possível trabalhar em grande ou curta escala, produzindo uma única peça estampada até uma alta quantidade.
Torne sua empresa Eco-Friendly com a Brother!
Pensar no futuro do planeta é uma prioridade para todos, e para a indústria têxtil e empresas de estamparia não é diferente. Por isso, adotar técnicas que produzem menos resíduos é fundamental. A impressão DTG e as impressoras GTX Pro da Brother ajudarão a tornar sua empresa Eco-Friendly!