Sem dúvidas, o segredo para o sucesso corporativo é a organização. Seja gerenciamento de tarefas, pessoal, definição de metodologias, entre outros aspectos operacionais, é fundamental manter os processos padronizados e muito bem controlados.
Além de todos os detalhes operacionais, uma boa gestão de documentos é indispensável para manter a rotina da empresa fluida. Sejam arquivos físicos e/ou digitais, o bom resultado só pode ser atingido quando o acesso à informação está disponível e fácil a todos os profissionais. Por isso, existem metodologias que auxiliam os gerentes a padronizar essa organização.
Não é à toa que a metodologia foi adotada em peso pelas companhias e representa boa parte da eficiência organizacional. Veja:

O que é gestão de documentos e quais são seus benefícios?
A gestão de documentos nada mais é do que a definição dos processos de criação, armazenamento e acesso aos registros corporativos. O objetivo é simplificar o uso de papéis, bem como digitalizar documentos para otimizar o espaço físico. Esse processo garante inúmeros benefícios às empresas, dentre eles:
Agilidade: uma das tarefas mais rotineiras do setor corporativo é a edição de documentos. Como são muitos profissionais que precisam dos registros, é indispensável que a metodologia de armazenamento esteja sob o conhecimento de todos, assim, o estresse de solicitação de acesso e espera pela liberação não acontecem.
Redução de custos e volume: quanto mais organização, menos necessidade de refazer um documento. Com essa possibilidade, o tempo é otimizado, bem como quantidade de cópias e custo com operações, afinal, os processos fluem, trazendo mais profissionalismo e produtividades à empresa.
Segurança: a gestão de documentos garante que os registros não sejam perdidos. Isso significa que os processos ficam salvos como provas legais, sendo uma forma de assegurar a empresa quanto a medidas tomadas, contratos etc. Além disso, a equipe também se beneficia quando precisa comprovar algum acontecimento.
Padronização: além de garantir que todos os profissionais estejam na mesma página sobre os processos de arquivamento de documentos, a padronização diz respeito, também, à uniformidade de formatação, linguagem utilizada, imagens ideais, entre outros elementos que podem compor os registros.
Dicas para uma boa gestão de documentos
Organizar documentos necessita de processos bem fundamentados. Separamos algumas dicas para adotar entre a equipe:
1. Use tecnologia: a gestão eletrônica de documentos (GED) e o armazenamento em nuvem são tendências para empresas que utilizam documentos digitalizados. A prática, inclusive, otimiza o espaço físico do escritório, o que também auxilia na organização.
2. Padronize a rotina: todos os colaboradores devem conhecer as pastas de armazenamento, ter acesso às senhas e respeitar as políticas de uso de documentos estabelecidas pela empresa, a fim de garantir a segurança dos registros - principalmente, os sigilosos.
3. Mantenha os documentos atualizados: cada documento possui um tempo de “vida útil”. A maioria deles dura cerca de cinco anos e, passado esse prazo, o ideal é que sejam devidamente descartados para otimizar o espaço físico ou digital.
Principais ferramentas de organização
Caixas, pastas e estantes: para empresas que utilizam documentos impressos, é fundamental otimizar o espaço através de prateleiras suspensas e arquivos identificados e bem organizados.
Sistemas de armazenamento de documentos digitalizados: há quem ainda utilize CDs, DVDs e pen drives. No entanto, para ter mais segurança, o ideal é utilizar a nuvem, que facilita o acesso, edição em tempo real, além de salvamento automático.
Soluções embarcadas: equipamentos como impressoras e scanners corporativos possuem soluções que facilitam e agilizam seu uso, como o Custom UI, que permite adaptar a interface do usuário integrando logos, alterando ou escondendo funções, textos e imagens e flexibilizar o posicionamento dos ícones do touchscreen, além do Barcode Utility, que permite a separação dos documentos digitais, renomear o arquivo e mover o documento digital para uma pasta pré determinada com o uso de um QR Code.
Gerencie os documentos da empresa e otimize sua rotina!
Uma boa rotina de trabalho está diretamente ligada à agilidade e otimização da operação. Em relação aos documentos - sejam físicos ou digitais -, simplificar os processos de criação, armazenamento e manutenção são etapas muito importantes e, para isso, desenvolver uma boa gestão de documentos é fundamental.
