Os produtos personalizados estão chamando cada vez mais a atenção das pessoas, principalmente quando se trata de roupa. Os consumidores estão buscando por peças que tenham a ver com seus estilos e gostos, com estampas únicas e especiais.
No entanto, para entrar nesse segmento, é muito importante contar com o equipamento correto, tanto para a confecção em alta qualidade quanto para a otimização do processo. Pensando nisso, qual seria a máquina de estampar camisa ideal para a sua empresa?
A estamparia está presente desde os primórdios da humanidade, e com o passar do tempo, diversas técnicas foram surgindo. Hoje, com o desenvolvimento da tecnologia, é possível contar com inúmeros tipos de máquinas que ajudam a confeccionar peças estampadas. Separamos alguns exemplos:
Sublimação:
A sublimação em tecido é feita através de um processo químico, da transformação do estado sólido para o estado gasoso. A estampa é impressa em um papel especial com tintas vinílicas sublimáticas. Depois, a matriz é posicionada na peça, que é levada a uma prensa térmica, responsável pela transferência da imagem do papel para o tecido.
Essa técnica utiliza dois tipos de máquinas: a impressora e a prensa térmica. A principal vantagem da sublimação em tecido é seu baixo custo e o fato da estampa não ter desnível no tecido. Porém, para garantir a qualidade da peça, é necessário utilizar tecidos sintéticos.
Silk Screen
O Silk Screen - também conhecido como Serigrafia - é uma das técnicas de estamparia mais antigas. Nela, o desenho é pintado em uma tela especial, que serve como uma matriz intermediária, e em seguida é transferido para o tecido através da pressão realizada por um rodo puxador.
Com o passar do tempo e com a evolução da tecnologia, surgiu o Silk Carrossel, que é a mesma técnica do Silk Screen, porém de forma automatizada, através de máquinas. As principais vantagens do Silk Screen e do Silk Carrossel são a alta qualidade de impressão, baixo custo e rapidez. No entanto, é indicado realizar encomendas de, no mínimo, 200 peças, de preferência de algodão e poliéster, e é necessária a revelação de uma tela por cor.
Transfer
A técnica do Transfer é muito parecida com a Sublimação em tecido, porém, ao invés do mais importante ser a tinta vinílica impressa, no Transfer, o principal é o papel de transferência que será utilizado na hora de estampar uma peça.
Nessa técnica, são utilizadas impressoras e prensa térmica, e as principais vantagens são a personalização rápida, sem a necessidade de uma quantidade mínima de peças. Porém, essa técnica é aplicável somente em peças brancas de algodão.
Impressão DTG
A impressão DTG - também conhecida como Silk Digital - é a técnica de estamparia mais recente e mais tecnológica. Ela funciona como uma impressora convencional, estampando diretamente no tecido através de tintas à base de água.
Com a impressora DTG, não é necessário utilizar nenhuma matriz intermediária, basta apenas criar a arte em um software de design e realizar a operação. As principais vantagens dessa técnica são a alta qualidade nas impressões, mantendo-se fiel ao original, o bom custo x benefício tanto em produção em grande quanto em baixa escala, além de ser mais sustentável.
A busca por produtos personalizados está crescendo a cada dia, e poder otimizar e automatizar os processos é fundamental. Segundo relatório do Market Research Future (MRFR), o mercado de personalizados deve ultrapassar US$ 38,66 bilhões até 2027.
Pensando nisso, na estamparia digital, pensar em cada detalhe é fundamental para ter um bom desenvolvimento da empresa, mantendo sempre a qualidade e a agilidade na produção. Investir em uma máquina de estampar camisa, independente de qual técnica será utilizada, oferece diversas vantagens, como:
Baixo investimento inicial: dependendo da técnica escolhida, como o Transfer, o investimento em uma máquina de estampar camisa é baixo, sendo muito indicada para as pessoas que desejam entrar no ramo.
Agilidade na produção: através das máquinas, é possível agilizar a produção, permitindo a confecção de uma maior quantidade de peças com maior rapidez sem perder a qualidade na impressão da estampa.
Retorno rápido: investir em máquinas de estamparia possibilita um rápido retorno do investimento, devido à agilidade na produção e a dedicação ao trabalho, garantindo o espaço da sua empresa no mercado de produtos personalizados.
Possibilidade de segmentação: se você pensa que essas máquinas estampam apenas camisa, é bom rever seus estudos! Com elas, é possível segmentar sua produção e aumentar seu leque de produtos personalizados.
Através da possibilidade de segmentação oferecida pelas máquinas de estamparia, para atender seus clientes com qualidade e facilidade, é possível confeccionar diferentes tipos de produtos. Mas afinal, quais produtos podem ser criados?
Camisas e camisetas
Investir em uma máquina de estampar camisa pode ser uma ótima opção para quem busca oferecer mais produtos em sua empresa, conquistar mais clientes, e, assim, alavancar suas vendas. É importante sempre ter em mente as suas necessidades para saber qual a melhor opção de equipamento para seu negócio.