No momento da compra de uma impressora para sua empresa, existem diversos termos técnicos anunciados pelo canal de vendas. Um dos mais ouvidos é o PPM. Mas afinal, o que exatamente a sigla quer dizer?
O PPM precisa ser claro para que você considere ou não investir em uma impressora. Essa unidade de medida varia entre um modelo e outro, pois diz respeito à expectativa de velocidade que a máquina é capaz de entregar. Porém, é sempre importante você saber a demanda de impressões que sua empresa possui para fazer uma compra assertiva e é isso que vamos ajudá-lo a entender.
A sigla em inglês é “pages per minute”, em tradução simplificada, "páginas por minuto”. O conceito nada mais é do que a quantidade de páginas que a impressora consegue imprimir em 60 segundos. Isso significa que o “ppm” é a unidade de medida de velocidade do equipamento.
Para chegar a um consenso sobre quantos PPM a impressora entrega, a testagem é orientada e regulamentada pela norma ISO/IEC 24734:2021, que determina a velocidade de uma impressora multifuncional através de procedimentos padronizados, relatórios para medições de produtividade e comparações entre equipamentos.
Sabendo, então, que o PPM diz respeito à agilidade e produtividade, cabe ao analista de compras da empresa refletir sobre questões como: quantas páginas são impressas em um dia de trabalho? Quantos usuários irão dividir a mesma impressora? Quais são os prazos de entrega de documentos? Essas perguntas ajudam a avaliar o PPM ideal.
Vale lembrar que, no geral, as impressoras laser possuem maiores índices de PPM e se saem melhor para quem busca essa agilidade - principalmente, em textos monocromáticos.
Se analisarmos a praticidade em que tudo acontece na era digital, será perceptível que a agilidade é esperada por todos: clientes, líderes ou parceiros. Por isso, mais que saber o que é PPM, você precisa definir a velocidade ideal de entrega dos arquivos dos setores da sua empresa para escolher a impressora multifuncional perfeita para atender essas demandas.
Além disso, é fundamental observar outros fatores que também podem ser decisivos na hora da escolha, como o desenvolvimento tecnológico constante, que gera a possibilidade de trabalhar com recursos novos e mais rápidos. Também podemos considerar que grandes escritórios precisam, em primeiro lugar, de produtividade, seja para que o funcionário possa economizar seu tempo de trabalho, ou então para que o cliente seja rapidamente atendido.
Todos esses aspectos do cenário corporativo atual, em resumo, levam à solução de agilidade. Por isso, o PPM é uma característica muito importante para a análise de compra de impressoras.
💡Descubra todos os recursos das soluções Brother em impressoras e scanners corporativos.
Seja qual for o tamanho da empresa, é imprescindível que ela tenha agilidade nos processos, e essa rapidez só será possível se levar em consideração o PPM da impressora profissional. O ideal, em média, é de pelo menos 30ppm para não interferir na operação - e a maioria dos modelos laser já conseguem entregar este número.
Já para grupos de trabalho maiores, é interessante que esse número seja gradativamente mais alto, considerando a quantidade de funcionários que utilizam a impressora e também o volume de arquivos.
Além do PPM, você também precisa optar pelo melhor conjunto, buscando custo x benefício principalmente no que diz respeito ao toner, que deve apresentar alta durabilidade e excelente valor na compra. A impressora profissional precisa ser completa, e alguns itens podem ser observados na hora da escolha, como a resolução da impressão, pois é importante que ela tenha fidelidade de imagem, conectividade e capacidade de digitalização de documentos.
O que é PPM já está na ponta da língua, não é mesmo? Agora você precisa analisar qual é a melhor impressora multifuncional para a sua empresa entregar agilidade, versatilidade, qualidade e segurança para seus clientes ou superiores. Por isso, faça a escolha partindo da sua necessidade!