Não tem como negar que a era digital veio para ficar e trouxe diversas vantagens. Muitos segmentos já estão se movimentando para não utilizar mais papeladas físicas, tanto pela facilidade de administração, quanto pela sustentabilidade. Um dos setores que, nos últimos tempos, mais tem se desenvolvido em prol da digitalização são os escritórios de advocacia.
O sistema dos tribunais de justiça se adaptou ao ambiente virtual, e essa urgência veio, principalmente, durante a pandemia. Agora, por lei, os documentos permanecerão nas telinhas a fim de evitar o desperdício de papel e arquivos gigantes de inúmeros processos guardados em infinitas pastas.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), atualmente, mais de 60 órgãos contam com um índice de 0% e 5% de processos ainda em papel. Com o avanço da tecnologia, os Tribunais Regionais Federais da 2ª, 4ª e 5ª Regiões (TRF2, TRF4 e TRF5) já possuem acervos completamente eletrônicos. Com o aumento no uso de equipamentos de alto rendimento, como um scanner, esses números tendem a crescer ainda mais.
Para possibilitar a informatização dos processos judiciais, foi regulamentada a Lei do Processo Eletrônico (Lei 11.419/2006). Todo o processo de digitalização começou com a migração do trabalho em mídia física para a mídia eletrônica, substituindo os documentos impressos em papel, os carimbos, as pastas, entre outros.
Tornar o trabalho eletrônico não se refere apenas aos documentos gerados, mas também, toda a dinâmica de tramitação existente nos sistemas judiciais. A pandemia do Covid-19 possibilitou que todas essas mudanças se tornassem realidade em um período menor, mostrando que a tramitação eletrônica permite, não apenas as facilidades com documentos, mas também, que não seja necessário o deslocamento físico até os fóruns.
Mas afinal, quais as vantagens para os advogados e para as pessoas que necessitam de seus serviços ao digitalizar os processos judiciais? Além de não utilizar mais papel e reduzir o deslocamento do público até o fórum, a migração ao eletrônico conta com diversos benefícios, como:
Acompanhamento eletrônico dos processos: seja advogado ou cliente, é possível ter acesso às movimentações dos processos de onde a pessoa estiver ou quando quiser. No meio eletrônico há maior agilidade na troca de informações, ou seja, qualquer novidade no Diário Oficial ou em seus processos chegará até você na mesma hora.
Diminuição dos riscos de fraudes: os documentos digitalizados evitam possíveis fraudes, como alterações em informações, problemas na execução dos processos, falsificações de assinaturas, entre outras.
Economia de tempo: a transferência de um documento de uma pessoa para outra é realizada de forma mais rápida através da informatização do sistema, e como o ambiente jurídico conta com diversos profissionais responsáveis por um caso, a comunicação e o envio de informações necessitam de menos tempo para acontecer.
Conexão com o cliente: como os documentos estão digitalizados no ambiente virtual, a comunicação entre os advogados e os clientes é facilitada, pois todas as informações sobre o processo estão juntas em um só lugar.
Com a nova realidade e as exigências do sistema, os advogados precisam se adaptar para atender à metodologia. Embora o conceito seja simples - transformar processos físicos em digitais - com mais de 100 páginas em cada documento, é impossível realizar uma tarefa como esta tirando foto pelo celular ou com um equipamento de baixo rendimento.
Pensando nisso, a Brother oferece scanners profissionais com recursos que otimizam o dia a dia, como a ADS-2800W, que conta com diversas vantagens que otimizam a rotina de digitalizar documentos, mantendo altíssima qualidade de textos e imagens.
Digitaliza até 40 páginas frente e verso por minuto
Digitaliza documentos com tamanho máximo de 216mm x 4.978mm
Ocupa pouco espaço: dimensões de 30,6cm x 25,8cm x 25cm
Possui conexão via USB, Wi-Fi e Ethernet
Ciclo diário recomendado de 3.000 folhas
Além de todas as vantagens oferecidas pelo equipamento, o scanner também conta com aplicação de Scan to OCR, que realiza o reconhecimento do texto que foi digitalizado, agilizando e facilitando a rotina de trabalho.
Não é apenas o TJ que está em movimento de migração para o digital, o mundo inteiro está trabalhando para adotar essa tendência o mais rápido possível. Por isso, investir em impressoras e scanners corporativos de alta qualidade é fundamental para que essa mudança aconteça de forma ágil.
Busque sempre por equipamentos inovadores, que se adequem às suas demandas, otimizando sua rotina de trabalho e seu dia a dia!