No dia a dia de empresas e escritórios, o que se busca são instrumentos de trabalho ágeis e práticos para realizar todas as demandas. Para escolher uma impressora profissional que atenda a múltiplos usuários de um grupo de trabalho, é necessário se atentar à possibilidade de conectar o aparelho a mais de um computador, permitindo o uso compartilhado.
Para evitar certos conflitos nas operações, a comunicação entre os computadores e as impressoras precisa ser rápida e eficaz. Portanto, é ideal entender e determinar o tipo certo de conexão da impressora que atenda as demandas de trabalho. Dito isso, vamos te explicar os dois principais tipos de conexão para uso compartilhado por grupos de trabalho:
A impressora com conexão Ethernet se conecta a um computador através de um cabo de rede. Uma vez conectada, ela irá solicitar um endereço IP (Internet Protocol). Esse tipo de conexão permite que o equipamento seja acessado como um recurso de rede padrão, como um servidor de arquivos conectado à rede.
Já a impressora com conexão Wireless não precisa de nenhum cabo para fazer o contato do computador com a máquina. Trata-se de uma conexão sem fio, realizada por Wi-Fi na maioria das impressoras. Além disso, permite conectar outros dispositivos que tenham essa conexão, como smartphones e tablets.
A conexão pode ser diferente, mas ambas apresentam diversas vantagens para uso coletivo no escritório, o que pode auxiliar até nos processos mais complexos. Por isso, vamos te mostrar alguns desses benefícios de adquirir uma impressora profissional:
Essas impressoras estão disponíveis para mais de um usuário, por isso qualquer computador que faça parte da rede pode acessar e enviar trabalhos de impressão para a fila da impressora, gerando mais economia à empresa.
Flexibilidade de conexão para sistemas diferentes (Windows, MAC e Linux). Essas impressoras permitem acesso e envio de trabalhos usando drivers projetados para cada plataforma.
Há uma redução nas chamadas de manutenção, pois serão menos impressoras para limpar e consertar, ou seja, mais economia.
Além da conexão, é fundamental avaliar outros recursos que fazem diferença no cotidiano dos profissionais, são eles:
Funcionalidades adicionais: as impressoras multifuncionais possuem outras funcionalidades como scanner, cópia e fax, que auxiliam no ritmo de trabalho.
Qualidade da impressão: é necessário apresentar uma ótima qualidade de impressão, principalmente para documentos com muitos textos e gráficos.
Velocidade: agilidade é o ponto chave para uma empresa, por isso as máquinas devem ser rápidas para uma alta demanda de envios.
Tamanhos de papel disponíveis e capacidade máxima de acomodação na bandeja: As impressoras multifuncionais têm capacidade para trabalhar com tamanhos e formatos diferentes de papel e contam com bandejas cobertas para acomodá-los e livrá-los de qualquer sujeira.
Ciclo mensal de impressão: o termo se refere à quantidade máxima de impressões mensais indicadas pelo fabricante para não sobrecarregar o equipamento. É ideal escolher uma impressora profissional com um ciclo mensal alto, a fim de aumentar a longevidade de sua impressora.
Tipo de impressão: considere verificar o tipo de impressão, sendo a laser ou tinta, considerando os documentos mais trabalhados e o custo por página.
💡Conheça nossas soluções de impressoras e scanners corporativos
Além de analisar todas essas funcionalidades gerais, é importante averiguar o tipo de serviço que a sua empresa presta, a fim de entender qual a documentação que mais é produzida pelo grupo de trabalho. Assim, ficará mais simples escolher a melhor impressora profissional.