Já não é novidade que o mundo digital é predominante. Por isso, os prontuários eletrônicos médicos são novas formas de oferecer praticidade, evolução e atendimento dinâmico aos seus pacientes.
O prontuário eletrônico é uma ferramenta que revoluciona o acesso às informações do paciente. São exames, imagens, anotações e documentos que mostram o histórico clínico de cada pessoa, facilitando a gestão do sistema de saúde. No entanto, depois de tantos anos com registros manuscritos, como adaptar sua clínica à tendência?
Independente do segmento profissional, uma das melhores formas de organização é quando as informações são centralizadas em um mesmo lugar que seja acessível e seguro. Diversos setores já utilizam da digitalização de documentos para modernizar seus processos, como é o caso do Tribunal de Justiça de São Paulo, que permitiu a digitalização de autos físicos de primeiro grau.
No setor de saúde, essa tendência não é diferente. Inclusive, a Lei nº 13.787 estabelece a possibilidade de eliminar o prontuário em papel, desde que ele seja digitalizado de forma segura. Além desse amparo legal, existem outras vantagens em aderir ao processo digital, como a centralização e facilidade de acesso, já que tudo ficará em apenas um local, a facilidade da busca de informações e também a preservação do meio ambiente com a redução do uso de papel.
Antes de iniciar a digitalização, é necessário lembrar da lei, que exige segurança de informações. Por isso, a importância na escolha de um scanner profissional Brother, que é equipado com softwares de gerenciamento de documentos. Além disso, o equipamento entrega agilidade e proporciona fidelidade de imagem.
Depois do ponto de atenção ao arquivamento seguro por meio de um scanner, basta se basear no passo a passo para a implantação de prontuário eletrônico:
Os scanners Brother agilizam o processo de digitalização, permitindo que todas as etapas sejam feitas, basicamente, de maneira automática. Mas, além disso, há também outros fatores que fazem da solução uma ferramenta estratégica para hospitais e clínicas:
Automação dos processos internos para implantar e atualizar os prontuários eletrônicos, afinal, todo o gerenciamento do histórico de pacientes passa a ser feito no computador;
Digitalização de documentos legados e novos, preservando informações por muito mais tempo sem a necessidade de arquivos físicos;
Classificação e armazenamento com as Light Solutions, o recurso da Brother exclusivo para projetos de outsourcing que centraliza softwares de gestão de arquivos, garantindo mais segurança, agilidade e categorização precisa;
Gestão da temporalidade dos documentos com mais facilidade em pastas digitais com as respectivas datas e informações necessárias;
Recurso para assinar documentos eletrônicos.
Todas estas facilidades das soluções em scanner Brother, aliadas ao seu custo-benefício, permitem que hospitais e clínicas possam economizar tempo e aumentar a qualidade do atendimento.
Além de proporcionar diversas facilidades para arquivar os prontuários, a digitalização proporciona uma redução no consumo de papéis e derivados, e faz com que a sustentabilidade também faça parte do escopo da clínica. Descubra os scanners Brother para hospitais e clínicas e invista em praticidade!