Com o objetivo de integrar funções e conectar usuários, a tecnologia se faz presente em quase todos os equipamentos de uma empresa. Com as impressoras, essa realidade não é diferente.
Pensando nisso, a tecnologia NFC em impressoras proporciona mais facilidade de uso e ainda amplia a segurança para compartilhamento da máquina. Tudo isso pensado para que os grupos de trabalho de empresas possam usufruir de recursos de última geração para gerenciar seus documentos. Mas, afinal, o que exatamente quer dizer essa sigla e como aproveitar essa inovação?
A tecnologia NFC (Near Field Communication), ou comunicação por campos próximos, em tradução semelhante, é a transmissão de dados entre dispositivos apenas pela aproximação. Isso elimina a necessidade de fios, acesso a plataformas, downloads ou uploads de arquivos etc.
Inclusive, a tecnologia NFC está presente em diversas facilidades da rotina, como fazer pagamentos por aproximação, que se popularizou durante a pandemia, já que não era mais necessário inserir o cartão na maquininha. O recurso também pode ser encontrado em outras situações, como abertura de portões através de tags, acesso a catracas por crachás, entre outras.
E é claro que toda essa simplicidade para economizar tempo já está presente, também, nas impressoras multifuncionais, ampliando ainda mais as possibilidades e segurança para grupos de trabalho que compartilham deste equipamento.
Uma impressora para escritório com tecnologia NFC realiza a autenticação dos colaboradores com permissão de uso somente com a aproximação do crachá de identificação com a TAG RFID compatível com o sistema NFC do equipamento.
Essa autenticação acontece por meio de uma programação prévia para que somente pessoas autorizadas utilizem o equipamento. Assim, o recurso garante segurança às corporações, visto que o acesso a documentos e gestão é direcionado apenas aos colaboradores.
Para garantir que a tecnologia NFC funcione corretamente é importante se atentar aos seguintes aspectos:
As impressoras multifuncionais devem possuir tecnologia NFC: não são todos os equipamentos que têm o recurso, por isso, verifique a disponibilidade.
É necessário fazer o cadastro das informações: todos os dados de usuários e frequência do crachá precisam ser cadastrados para haver conexão entre os dois campos próximos.
Investimento em TAG RFID: é por meio dessa tecnologia que a impressora reconhece o crachá, por isso, é necessário equipá-los com o recurso.
Com estes pequenos passos, já é possível agregar facilidade e praticidade ao grupo de trabalho, e com isso, economizar tempo, aumentar a segurança e utilizar a tecnologia a favor da empresa.
Seja para utilização em escritórios, consultórios ou coworking, os grupos de trabalho contam com muitos benefícios com a tecnologia NFC nas impressoras, porque o controle sobre o equipamento é maior, e faz com que a empresa tenha capacidade de barrar desperdícios ou impressões incorretas. Além disso, alguns outros benefícios também favorecem a utilização do recurso:
💡 Saiba mais sobre a tecnologia de impressoras e scanners corporativos
Fazer da tecnologia a aliada perfeita para grupos de trabalho é a melhor saída para enfrentar obstáculos e deixar a rotina do escritório mais fácil, e é essa a proposta das impressoras multifuncionais com tecnologia NFC.
Além de agregar inovação, o objetivo do recurso é proporcionar dinâmica de trabalho e controle na gestão. Mas, para isso, é fundamental se munir de muito conhecimento para dar o melhor uso possível para as tecnologias do mercado. Por isso, continue se aprofundando e ajuste sua empresa para ser um verdadeiro exemplo para o futuro!