Não importa o tamanho da loja, fato é que é indispensável acompanhar as tendências do varejo. Seja para entender os hábitos do consumidor, ficar de olho na concorrência, otimizar o estoque e, claro, obter mais lucro, o comerciante que não se atenta às inovações acaba ficando para trás.
Pensando nisso, reunimos 4 tendências do comércio varejista têxtil que, embora seja um dos mais tradicionais, é, sem dúvidas, um dos que mais recebe inovações e tecnologias para serem aplicadas.
“A indústria têxtil é uma das mais poluentes do mercado”. É muito provável que você já tenha escutado essa afirmativa. De fato, o setor foi responsável por gerar muito lixo e descartes químicos. E é justamente por causa disso que a área de confecção de tecidos tem se empenhado para tornar a produção mais sustentável - e a tecnologia é a principal aliada para isso.
Segundo projeções da ABRAPA, é estimada que a produção de algodão atinja 3,1 milhões de toneladas em 2023. Ou seja, o uso de fibras naturais retoma o assunto sustentabilidade - já que o processo de confecção é mais limpo - bem como reforça outra tendência do setor: o conforto, que virou prioridade após o período de pandemia, em que as pessoas passaram a valorizar o bem-estar em casa e, agora, pretendem dar continuidade ao uso de roupas aconchegantes.
Entender as indústrias é o primeiro passo para o varejo se atualizar, afinal, o fornecimento de mercadorias é proveniente delas. Porém, para a venda em lojas, há também outros pontos que todo comerciante deve se atentar.
Uma das ideias mais inovadoras é a possibilidade de personalizar roupas na sua própria loja, garantindo uma experiência diferenciada ao cliente, que pode escolher a peça, selecionar a estampa e receber um item único.
Para que isso seja possível, é necessário instalar uma impressora DTG na loja. O equipamento, além de imprimir os desenhos em superfície têxtil em poucos minutos, reforça a imagem sustentável do comércio, já que é a técnica de estamparia que menos gera resíduos, não desperdiça água e não precisa de matrizes intermediárias que seriam descartadas após o uso.
Além da personalização em tempo real, o comércio varejista pode apostar em coleções que vão do PP ao Plus Size, ensaios fotográficos com modelos de todos os aspectos, além de garantir acessibilidade a pessoas com deficiência física e/ou visual para que possam avaliar os produtos.
É necessário inovar. Tecnologia e criatividade devem andar juntas para agradar o consumidor exigente. Pensando nisso, entenda mais sobre a ideia de personalização em tempo real e aprenda como conquistar o consumidor com tecnologia!