A costura envolve muitos materiais e ferramentas e uma das mais importantes delas é a máquina de costura. Mas como escolher entre os equipamentos disponíveis no mercado?
Existem diferentes tipos de máquinas de costura e cada uma delas tem uma finalidade e volume de produção, atendendo desde o uso doméstico até o uso profissional. Pensando nisso, vamos te mostrar as principais características de cada equipamento e como você pode escolher o ideal para a sua demanda.
As máquinas de costura mecânica e computadorizada possuem algumas diferenças de funcionalidades, mas é importante frisar que ambas garantem eficiência na produção, o que muda entre elas é apenas o modo como realizam o trabalho.
Uma máquina de costura mecânica utiliza botões para selecionar pontos e para fazer a escolha da configuração da costura. Elas são ideais para trabalhos mais simples e alterações em peças. Por exemplo, a Brother possui a máquina mecânica BM2800/BM2800V.
Já uma máquina de costura computadorizada costuma vir com uma maior variedade de pontos embutidos, sendo eficazes para projetos mais complexos e elaborados. Ela conta com um teclado ou manípulo ligado a um cartão eletrônico que dá impulso a diversos mecanismos e ainda é possível realizar edições na tela de LCD acoplada ao equipamento. Como exemplo, a Brother possui a máquina computadorizada CE7700BRDV.
Agora que você já sabe as diferenças entre as máquinas de costura mecânicas e computadorizadas, vamos te mostrar as principais características das máquinas que a Brother oferece. Lembrando que a escolha dependerá da sua finalidade e modo de uso, conforme o seu trabalho.
A máquina de costura mecânica BM2800/BM2800V da Brother é única, prática para manusear e rápida para trabalhos simples. Você ainda conta com a facilidade de transportá-la
sempre que necessário. Ela possui um botão seletor com 27 pontos embutidos, velocidade de 800 ppm (pontos por minuto) e área máxima de trabalho de 16 x 10cm .
Já as máquinas computadorizadas são um pouco diferentes. Antes de tudo, você precisa saber que elas são subdivididas em 2 categorias. A linha Low End da Brother representa as máquinas mais simples, com menor número de pontos e menos funções, ideais para trabalhos habituais e com menos complexidade. Veja alguns modelos:
CE7700BRDV: possui 70 pontos embutidos e 7 tipos de casa de botão automático que facilitam a costura criativa.
Já a linha High End traz as máquinas mais completas e com maior número de pontos, permitindo produções mais elaboradas.
NQ470: possui 180 pontos, velocidade máxima de 850 ppm, um kit de calcadores diversos inclusos. É ideal para quem precisa de mais funcionalidades para avançar na costura criativa.
Muita informação, não é? Mas calma, estamos aqui para te ajudar e dizer que a melhor opção é sempre aquela que está adequada ao seu objetivo de produção. Para acertar na escolha, é necessário avaliar o que se espera com a costura e qual tipo de máquina irá resolver o desafio.
Por exemplo, para você que trabalha em casa com projetos básicos ou iniciou nesta jornada há pouco tempo, a máquina mecânica BM2800/BM2800V é ideal para o seu volume de trabalho. Já para você que possui um alto volume de confecções e produz materiais mais detalhados, pode investir na High End NQ470.
A Brother conta com um amplo leque de possibilidades de máquina de costura. Confira os diferentes modelos e escolha a melhor opção para seu fluxo de trabalho.