As vendas externas, como o nome sugere, são todas aquelas que acontecem longe da sede física da empresa. Isso significa que os profissionais se deslocam para visitar seus potenciais clientes, apresentando ofertas presencialmente.
Essa estratégia é muito utilizada para comercializar produtos que encantam visualmente. Ao observar, tocar e ouvir a proposta do vendedor, a tendência é que o consumidor se sinta mais atraído em fechar o negócio. No entanto, para esse modelo de vendas dar certo, existem dois cuidados fundamentais: a boa postura do profissional, que deve encantar e se comunicar bem; e o uso de tecnologias para auxiliar a operação, a fim de fazer visitas assertivas.
Se um dos aspectos fundamentais para uma boa estratégia de vendas externas é a postura do profissional, então significa que existe um perfil desejado para exercer a função. É lógico que a conduta pode - e deve - ser treinada constantemente, logo, é possível habilitar qualquer pessoa com pretensão de entrar no mercado, basta fornecer recursos para se atualizar.
Mas, afinal, quais são as habilidades que um vendedor externo deve dominar? Sejam membros de uma equipe ou profissionais autônomos, o primeiro passo é saber gerenciar as visitas de forma estratégica, a fim de otimizar logística e, também, saber quais consumidores são potenciais clientes. Além disso, é necessário que o profissional tenha:
Comunicação flexível para se adequar à realidade do cliente, com assunto fluido e postura profissional;
Capacidade de desenvolver um bom relacionamento com os clientes, inclusive depois de fechar negócio;
Visão para captar novos negócios, com estratégia para criar promoções atrativas aos perfis de clientes;
Organização para gerenciar diversas contas de clientes, entendendo a jornada do consumidor.
Mas não é só isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a ter sucesso nas suas vendas.
Para formar um bom profissional de vendas externas, é essencial aprimorar técnicas e oferecer recursos. Veja os principais:
1. Utilize um bom software de CRM
CRM é a sigla para Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente). O conceito é traçar uma estratégia contextualizada para a abordagem dos diferentes perfis de consumidores, fazendo com que a comunicação seja condizente à realidade de cada um. Para quem trabalha com vendas externas, é fundamental contar com um software para armazenar tais informações, afinal, é improvável memorizar tudo na cabeça.
2. Mantenha contato constante entre vendedor e gerência
Não importa a área, a comunicação entre gerentes e profissionais é fundamental para manter a equipe alinhada. Pensando em vendas externas, em que a prestação de serviço ocorre longe da sede, é essencial organizar a agenda para conversas - mesmo que por videoconferência. Através da abertura de assunto, é possível tirar dúvidas, dar feedbacks e buscar novas soluções que sejam adequadas para o desenvolvimento da empresa.
3. Certifique-se de que o vendedor domina o produto
Quanto mais domínio o vendedor tem, maior credibilidade ele transmite, gerando confiança no consumidor. Com segurança no assunto, a comunicação ganha novos caminhos, afinal, o profissional pode responder às dúvidas do seu potencial comprador. Além disso, o prestador de serviço, ao saber conduzir a conversa, apresenta soluções contextualizadas à realidade do cliente e os recursos disponíveis no seu produto.
4. Invista na imagem e na postura do profissional
A ideia não é interferir na aparência do prestador de serviços, muito menos excluir algum perfil. No entanto, é importante investir em um vestuário condizente com a identidade visual da empresa, bem como oferecer roupas que transmitam profissionalismo. Além disso, é fundamental treinar a equipe para prestar um atendimento empático, educado e seguro sobre o assunto. Também é importante que as ferramentas estejam em dia para transmitir mais confiança - ou seja, nada de um relatório manuscrito, maletas antigas e produtos mal embalados!
A tecnologia é a principal aliada para otimizar a operação. Para que o profissional tenha acesso a recursos como software CRM, GPS, aplicativos de roteirização e plataformas de mensagens e videoconferências, é fundamental que estejam equipados com dispositivos móveis de boa qualidade.
Outra demanda muito comum nas vendas externas são os documentos gerados no momento do atendimento, como ordens de serviço, orçamentos, recibos, notas fiscais, entre outros. Para demonstrar profissionalismo e evitar erros de preenchimento manual, o ideal é que eles sejam editados nos próprios dispositivos móveis. Depois, basta utilizar as impressoras térmicas portáteis e os registros estarão em mãos.
Faça cursos e busque as melhores ferramentas para suas vendas externas. Ao oferecer excelência no serviço, você conquista mais clientes e fecha mais negócios!